Ousadia e alegria

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Kelly Zucatelli

Passadeira de fuxico e pintura no armário dão toque especial na cozinha. Foto: Divulgação

A escolha de cores, objetos, tecidos e outros adereços para a casa sempre demandou cuidado para não comprometer a decoração dos ambientes. Para não errar, muitos preferem apostar em estilos sóbrios e objetos tradicionais. Mas há também aqueles que não têm medo de mudar e, para estes, o estilo kitsch, que prega a mistura exagerada de elementos, é ideal por desafiar todas as regras decorativas e ter personalidade marcante. 

Esta vertente um tanto polêmica da decoração não se intimida em usar acessórios engraçados e até esquisitos de um jeito original e desprendido. “É uma escolha que vai muito da mistura de objetos que acabam em desuso por algum tempo e depois as pessoas voltam a usá-los com pitadas de humor”, explica o arquiteto Lisandro Piloni. Como exemplos, ele cita peças de gesso como os anões de jardim e a Branca de Neve. Parafraseando a música, o lema do kitsch é ‘ousadia e alegria’, literalmente. Confira a seguir alguns ambientes. 

Aquarela de cores

A passadeira colorida feita de fuxico e o trabalho de pintura no armário antigo dão toque especial e diferenciado na cozinha antiga, sem nenhuma modernidade. O lustre de vitral e o jogo de iluminação são fundamentais para enobrecer ao ambiente com coisas antigas, como o piso de cerâmica vermelha.

Diversidade

Na sugestão para as paredes, a base de apoio serve para colocar vários porta-retratos com fotos de famílias e quadros de artistas.  Ainda tem espaço para bichinho de pelúcia e potinho de vela. A parede clara ajuda a não pesar.  “Usei neste projeto objetos que estavam guardados”, explica Piloni. 

Detalhes

O uso de objetos de porcelana com um toque de humor tem tudo a ver com o estilo kitsch.  É só escolher aqueles que têm mais a ver com a sua casa. 

Toque retro

O lustre com cúpula revestida em renda preta ganhou destaque no ambiente escuro. O mesmo aconteceu com a estante retro, que deu toque imponente ao escritório. A arquiteta e design de interiores Marcy Ricciardi lembra que peças de brechó são muito usadas nesta vertente. “Tomando cuidado para não pesar o visual do ambiente pode-se garimpar artigos de vários jeitos, como abajur, vasos, almofadas etc”, frisa.

 

 

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados