Quer viajar tranquilo?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

        Muitas pessoas programam viagem para o período do Carnaval e se esquecem de planejar a segurança da casa que fica desabitada e visada pelos assaltantes.

No estado de São Paulo o índice de roubos e furtos em residências nos meses de janeiro e fevereiro, chega a ter um aumento de 20% em relação a outros períodos do ano. Por isso, a Dia-a-Dia traz algumas dicas para que o retorno da folia não seja marcado por uma surpresa desagradável.  
Um ato simples, mas que ajuda muito é a pessoa avisar o seu vizinho do período de ausência, pedir a ele que recolha as correspondências da porta de entrada e se possível, que ele acenda alguma luz interna da propriedade, para dar a impressão de que há gente no local. Entretanto, não a deixe acesa direto, pois é um sinal negativo de que não há ninguém em casa. Outra dica é desligar a campainha nesse período, pois se alguém tentar tocá-la ficará em dúvida se a residência está ou não vazia.
Avise as centrais de monitoramento de seu condomínio sobre a sua saída. Em geral, essas unidades de controle colocam um aviso sobre seu cadastro e estimulam a atenção por parte da vigilância. 
Depois de todo o cuidado, não cometa o erro comum de chamar a atenção na hora de colocar a bagagem no carro. “Isso deve ser feito de maneira muito discreta e sem alarde. Lembre-se de que se sua casa estiver na mira de assaltantes, provavelmente, já estão observando o movimento do lugar há algum tempo”, afirma Mario Amarante, Diretor Operacional da Embrase. 
Para viajar tranquilo, não se esqueça de por fim verificar a segurança das portas dos fundos e certificar-se de que todos os outros pontos da casa estão seguros. De acordo com o especialista, na maioria dos casos, as pessoas priorizam a segurança da porta principal, utilizando materiais reforçados e fechaduras resistentes, e não se preocupam com as demais entradas do imóvel. “Em geral, para as passagens secundárias são usadas portas e janelas de alumínio ou de vidro, ambas bem mais frágeis”, completa.
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados