Cidade dos extremos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isadora Almeida

A temperatura de Umeå vai de -53ºC até os 40ºC brasileiros. Foto: Divulgação

 Umeå conquistou o título de Capital Europeia da Cultura 2014. Conhecida como a cidade das bétulas – após um incêndio devastador inúmeras destas árvores foram plantadas para evitar nova tragédia –, está localizada em Västebotten, no norte da Suécia, e mantêm diversas opções de entretenimento, como teatros, museus e espetáculos de música. Ela divide a nomeação com Riga, na Letônia, e para comemorar deve promover cerca de 300 eventos, inclusive para os jovens que compõem grande parte de sua população.
A nomeação de expoente cultural veio junto de 40 milhões de euros, destinados a revitalizar o setor da região. É uma oportunidade de estabelecer laços com os vizinhos europeus e atrair turistas, já que o País espera receber 200 mil visitantes. Para atender com conforto os ‘hóspedes’, a cidade está sendo toda repaginada. Às margens do Rio Umeälven está sendo construída uma arena cultural, cercada por hotéis e restaurantes de primeira. O metrô, perto da estação ferroviária central da cidade, também está em reforma e deverá abrigar a maior obra de arte em vidro da Europa
Na programação do ano, vários shows de jazz, teatro, dança, circo e até mesmo tango deverão entreter o público. A começar por este mês, entre os dias 24 e 29, em que haverá o Umeå Open, maior festival da Suécia com músicas pop, rock e outros gêneros. Os ingressos estão disponíveis no site www.umeaopen.se. Em 19 de julho, outro evento de música já está previsto, o U X U Festival.
Por ser sede de uma das universidades mais conceituadas do mundo, um em cada três habitantes de lá é jovem (do total são 118 mil habitantes). Tanto que a idade média da cidade é de 37 anos. Para atender este público ávido por diversão, serão promovidos o torneio juvenil de futebol, shows de heavy metal e punk, piqueniques e eventos ao ar livre, até porque lá na Suécia, no alto verão, a cidade fica clara por quase 24 horas.
E nesse mix de ritmos o diretor artístico do Ano Cultural, Fredik Lindegren, recomenda a ópera Elektra, de Richard Strauss, encenada pelo centro de eventos culturais Norrlands Operan junto do grupo catalão La Fura dels Baús. “Será uma apresentação ao ar livre com fogo, água, sangue e drama”, promete.
Mais próxima do círculo polar ártico que da capital, Estocolmo, a cidade tem temperaturas que vão do extremo frio – chega a -53°C – a temperaturas parecidas com as do verão brasileiro. Grandes lojas, baixa taxa de criminalidade, escolas de arte, o rio Ume, a fazenda Elk House (onde é possível chegar perto de alces), museu de guitarras, a escultura Umedalen e a possibilidade de presenciar a aurora boreal já são motivos suficientes para justificar o título e colocar Umeå na lista das próximas viagens.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados