Saúde de ferro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

Foto: Divulgação

 De repente vem uma canseira generalizada, a falta de vontade para trabalhar, sair, fazer exercícios, dificuldade para se concentrar. Você já verificou os níveis de ferro no sangue? Pois bem, com a vida moderna, muitos dos sintomas acima são associados aos altos níveis de estresse ou à correria do dia a dia. No entanto, podemos estar diante de um quadro muito comum e simples de tratar que é o da anemia por deficiência de ferro, a chamada ferropriva.
O ferro é um mineral importante para a saúde do organismo. Além da prevenção da anemia, ele auxilia as células vermelhas do sangue a transportarem o oxigênio para todo o corpo (por isso pessoas anêmicas têm falta de ar). Também é fundamental para o crescimento adequado das crianças, porque a deficiência dele interfere diretamente na curva de crescimento dos pequenos e diminui a capacidade de aprendizagem. Em gestantes, aumenta o risco de nascimento de bebês prematuros e com baixo peso. E mais: aumenta a resistência do organismo contra infecções.
Medidas simples que incluem o cuidado com os alimentos que se põe no prato são as mais efetivas para evitar a anemia por deficiência de ferro. Esse mineral pode ser encontrado tanto em alimentos de origem animal como os de origem vegetal. Dentre o primeiro grupo está a carne vermelha, fígado e vísceras. Já nos vegetais, encontramos em grãos (feijão, ervilha, lentilha, grão-de- bico, soja), e nos vegetais folhosos verdes-escuros (brócolis, couve, rúcula).
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que o ferro presente nos alimentos seja absorvido. Evite consumir alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) após o almoço e jantar porque ele diminui a absorção do ferro. Após o almoço e jantar, espere pelo menos duas horas para ingerir leite ou derivados.
O café, o chá preto e o mate também diminuem a absorção do ferro. Se tiver os sintomas ressaltados no início da matéria, reveja o hábito de tomar o cafezinho após as refeições. Para absorver ao máximo o mineral nos alimentos de origem vegetal, é imprescindível o consumo de frutas ácidas (ricas em vitamina C) na mesma refeição.
Hoje, o mercado está atento à deficiência de ferro, principalmente nas crianças, e disponibiliza uma infinidade de produtos enriquecidos como farinhas, cereais matinais, leite e iogurtes. Cuidado! Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. O excesso de consumo de ferro pode alterar o paladar, provoca gosto metálico na boca, causa dores de cabeça, náuseas, tonturas, dores articulares e problemas no fígado. Além do mais, muitos produtos que oferecem dose extra de vitaminas ou minerais possuem outros ingredientes que podem não ser saudáveis, como açúcares e gorduras. A alimentação balanceada, com alimentos variados, garante o aporte de todos os nutrientes que o organismo precisa.
E para as futuras mamães, o leite materno é um dos grandes fatores protetores contra a anemia. Muitos estudos evidenciam a associação da anemia em crianças com o pouco tempo de aleitamento materno e com a introdução precoce de leite de vaca e alimentos complementares. Na dúvida, consulte um médico e solicite um hemograma.

*Dra. Alessandra Paula Nunes é nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e mestre em Cardiologia da Salutem - Nutrição e Bem-Estar




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados