Proteja os olhos do sol

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Amaryllis Avakian

Foto: Divulgação

 Assim como a pele, os olhos também precisam de cuidados especiais quando estão expostos aos raios solares. A incidência excessiva de luz e falta de proteção podem ocasionar doenças oculares, como câncer, pterígio, olhos secos, conjuntivite, lesões na retina (degenerações) e também contribuir efetivamente para o aparecimento da catarata, já que o sol provoca também envelhecimento precoce.
Se estivermos sempre desprotegidos é possível sofrer com ‘olhos queimados’ e ceratite. As pessoas de olhos claros têm mais risco de contraírem estes problemas, pois possuem menos pigmentação nas camadas oculares. Para evitar estas doenças é preciso uma conscientização da população sobre a importância do uso de óculos escuros de boa qualidade e com proteção UVA e UVB.
As cores das lentes também são de extrema importância. Para o dia, o ideal é o uso de lentes nos tons marrom e fumê, pois elas destacam contrastes e detalhes. Já as amarelas e laranjas reduzem o ofuscamento da visão do motorista e devem ser usadas para dirigir à noite.

Entenda as doenças:

  •  Câncer nos olhos: O tipo mais frequente é o melanoma de coroide, tumor maligno que afeta diferentes partes dos olhos, desde a pálpebra até as estruturas internas, como a íris.
  •  Pterígio: O mal é causado pelo excesso de exposição ao sol, conhecido como carne no olho. A doença é um processo degenerativo da conjuntiva e pode se estender até a córnea, causando distorção da visão.
  •  Catarata: Catarata é a opacificação do cristalino, lente natural existente no globo ocular, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Ela leva à diminuição progressiva da visão.
  •  Olhos secos: Doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes – pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, o que facilita o aparecimento de lesões.
  •  Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Aguda ou crônica, a conjuntivite dura de uma semana a 15 dias e pode afetar os dois olhos.
  •  Ceratite: A ceratite é uma inflamação que ocorre na córnea. O processo inflamatório acontece pela ação de micro-organismos, mas também em decorrência de traumas, medicamentos, exposição ao sol e a cabines de bronzeamento.
  •  Lesões na retina: Transtorno ocular que destrói a visão central, tornando mais difícil enxergar pequenos detalhes e ler. Seus primeiros sintomas são desbotamento das cores, a distorção das letras, a percepção de uma área escura ou vazia no centro da visão e a alteração do tamanho dos objetos.
  •  Degeneração macular: A DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) é a principal causa de cegueira irreversível em pessoas com mais de 55 anos. A doença está relacionada ao envelhecimento e afeta a mácula, parte central da retina responsável pela nitidez, cor e detalhes na visão.


*É médica responsável pela AACO – Amaryllis Avakian Clínica Oftalmologica e também Chefe do setor de catarata do Hospital das Clínicas da USP




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados