Diarreia aguda

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Fernando Fernandes

Foto: Reprodução

 A mortalidade de crianças abaixo de 5 anos no mundo é muito elevada, atingindo índices anuais próximos a 9 milhões, sendo que 40% dos casos são decorrência de pneumonia ou diarreia – esta responsável por 1,5 milhão de óbitos a cada ano. O dado positivo é que em 1979 este número era três vezes maior, e foi reduzido significativamente devido à introdução da hidratação oral como recurso básico e fundamental ao seu tratamento.

A diarreia aguda infecciosa na infância apresenta múltiplas etiologias, sendo as causas virais e bacterianas as mais frequentes, especialmente em populações mais carentes, a despeito da disponibilidade atual da vacina contra o rotavírus, uma das causas virais mais comuns.

A elevada mortalidade concentra-se em crianças lactentes, especialmente menores de 1 ano, devido à desidratação decorrente das perdas de água e sais por diarreia e vômitos, sem a necessária reposição por via oral ou, em casos extremos, pela via venosa, em ambiente hospitalar.

Mesmo em se tratando de doença infecciosa, o tratamento da diarreia aguda, em sua quase totalidade, não exige o uso de antibióticos, sendo seu tratamento restrito a medidas dietéticas, com menor número possível de medicações. Entre os recursos considerados eficazes estão:

  • Suspender o consumo de leite (exceção feita ao leite materno) e substituí-lo por fórmulas sem lactose (açúcar do leite). Isso reduz as perdas intestinais;
  • Restabelecer a alimentação o mais breve possível;
  • Tomar soluções hidratantes;
  • Recorrer à medicação sintomática para vômitos e febre, recomendando-se os derivados da ondansetrona (para vômitos) e o paracetamol (para a redução da febre);
  • Consumir probióticos (organismos vivos administrados por via oral com o objetivo de diminuir o tempo e a intensidade da diarreia);
  • Ingerir zinco, atualmente preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a prevenção de episódios recorrentes de diarreia, especialmente em países subdesenvolvidos.

* Dr. Fernando Fernandes é pediatra e diretor médico da Biolab Farmacêutica




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados