Bafo de onça

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alexandre Bussab

Foto: Reprodução

A halitose, ou mau hálito, é um problema bastante frequente em nosso dia a dia. Afinal, quem nunca se deparou com um colega de trabalho ou parente com odor desagradável ou até mesmo percebeu que estava com o famoso ‘bafo’ pela manhã? E os números demonstram o quanto ela é comum: segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a halitose atinge aproximadamente 40% da população mundial.

São muitas as formas que podem causar o mau hálito. Geralmente, todo mundo pensa que ela existe apenas por um desleixo com a higiene bucal ou a existência de cáries. Claro que a maioria dos problemas de mau odor ocorre na boca (por volta de 80%). No entanto, pode haver outras origens, como respiratória (sinusite e amidalite), digestiva (úlceras e tumores) e até mesmo por alterações hormonais, diabetes e pelo estresse, tão presente no cotidiano das grandes cidades. Fumar e beber em excesso também prejudicam a saúde oral.

Apresentar um relativo mau hálito pela manhã é compreensível, tendo em vista que, ao dormirmos, ocorre uma natural redução da taxa de açúcar, provocada pelo menor fluxo de saliva durante o sono, em conjunto com o aumento da atividade da flora bacteriana.

E quais são os cuidados básicos para evitar a halitose? Quanto à higienização habitual, as três medidas mais importantes são: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, usar fio dental e utilizar um raspador de língua diariamente. Também auxilia, mas com menor eficiência, uma alimentação rica em fibras, pois ajuda a produzir mais saliva, assim como mascar chicletes sem açúcar.

Frutas como maçã, abacaxi e manga também são benéficas. Há estudos, ainda não totalmente comprovados pela ciência, indicando que a canela possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, o que pode torná-la também um aliado importante.

Mas se, mesmo após a higienização convencional, o problema não for sanado, está na hora de procurar um dentista urgentemente, pois apenas ele pode dizer se é gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas. Afinal ninguém quer estragar sua relação com as pessoas e causar constrangimentos. Consultar um profissional da área periodicamente é a chave para uma boca e um organismo saudáveis. É hora de sorrir e falar sem ter vergonha.

 

* Alexandre Bussab é dentista com especialização em implantodontia




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados