Deixe o calor do lado de fora

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isadora Almeida

As mudanças de estação não inspiram apenas a renovação do guarda-roupa. Com as altas temperaturas do verão, a vontade de dar outro visual à casa transforma-se em necessidade. Uma piscina ou ar-condicionado são sempre bem-vindos, mas estão longe de ser os únicos recursos disponíveis para se aplacar o calor. Com algumas reformas simples e pequenas alterações na decoração, já é possível garantir sensação de alívio sem mexer na estrutura da residência. Confira a seguir dicas que ajudam a deixar os ambientes mais arejados e frescos mesmo nos dias em que os termômetros ultrapassam a marca dos 30ºC.

Cortinas e persianas

Cortinas de cores claras ou transparentes ajudam na ventilação do ambiente. Foto: Divulgação

A decoração é fundamental para que o impacto sensorial seja positivo. De acordo com a arquiteta Paula Magnani, o ideal é priorizar cores claras ou transparentes e usufruir o máximo possível da ventilação. Se puder, aposente as cortinas. Mas se não quiser abrir mão delas, opte por tecidos leves, para que o ambiente não fique abafado. As persianas também contribuem para deixar os recintos arejados. A arquiteta Estela Somensi concorda: “Não adianta ter janelas refrescantes cobertas por cortinas pesadas”.

Vidros, pisos e luz

Abuse do vidro. Ele dá impressão de amplitude, traz luminosidade aos espaços e é ótima opção para ventilar a residência. Pisos frios também contribuem para amenizar o calor. Paula Magnani considera o mármore e o porcelanato como as melhores alternativas. “A iluminação também ajuda a diminuir a temperatura. Utilize luz fria, lâmpadas fluorescentes ou as de LED, que não esquentam”, explica a arquiteta. Além de menos quentes, elas consomem menos energia.

Natural

Recorrer para a decoração natural é outra forma de suavizar os ambientes. Os arquitetos Marcelo Augusto Nunes da Silva e Nedival de Sá Pianizzola apresentaram na Casa Cor Interior SP de dezembro, em Piracicaba, o espaço Cozinha, que contou com o adorno de diversos vasos com vegetais para trazer o frescor da linguagem contemporânea. Aquários, fontes e outros adereços com água, além de muito verde, contribuem para refrescar o lar devido à umidade que liberam nos recintos.

A Oppa disponibiliza almofadas estampadas como opção de decoração por R$ 49,90 Foto: Divulgação

Tecidos e cores

Um truque para deixar a casa com a cara do verão é trocar tapetes e almofadas felpudas por cores claras e tecidos mais secos. A arquiteta Maria Claudia Luna aposta nas tonalidades branco, cru, creme, bege, azul, amarelo, verde e vermelho. Para a roupa de cama, Paula Magnani aconselha tecidos como o algodão. “O sued e o linho são mais frescos, mesmo os sintéticos, com toque seco. Nada de veludo ou chenile”, acrescenta. Se o seu sofá possui tecido grosso e quente, uma boa opção é apostar em capas de algodão. A Oppa traz almofadas como opção de decoração em azul e branco. Cada uma sai por R$ 49,90.

Menos é mais

Retirar tapetes e objetos escuros é uma iniciativa que favorece a circulação do ar. Paredes brancas e espelhos também conferem mais leveza. A dica é manter apenas o essencial, pois espaços muito cheios dão sensação de abafamento.

Estrutura

Se puder mexer na estrutura da casa, troque o forro do telhado por opções de materiais que esquentam menos, como PVC ou madeira, e telhas com cores claras. A escolha de portas e janelas é fundamental. As feitas de PVC são ótimas alternativas. “Os perfis em PVC são úteis tanto em época de calor quanto durante o frio”, explica Luiz Felipe Weber Rebellato, diretor da Bellevue. Os locais em que são instaladas também influenciam. O mais indicado é colocá-las em sentidos opostos, para que o ar circule livremente. Em áreas externas, ponha cortina de teto para reduzir a intensidade da luz e bloquear os raios UV. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados