Sucos detox

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

D

Sucos devem ser tomados diariamente e integrar prática de exercícios físicos e uma dieta com baixos teores de gordura e açúcar

e uns tempos para cá, os chamados sucos detox viraram moda entre artistas de Hollywood e caíram no gosto popular. A princípio, a ideia consistia em compensar o desconforto causado pelos excessos à mesa com a ingestão de bebidas ricas em nutrientes que ajudam a desintoxicar o organismo, combater o envelhecimento precoce, acelerar o metabolismo, diminuir a retenção de líquidos e, consequentemente, perder peso. Logo o conceito ampliou-se, dando origem a uma infinidade de sucos verdes, amarelos, rosas e laranjas que prometem trazer mais saúde e bem-estar ao dia a dia. Mas lembre-se: nenhuma receita fará milagres se os excessos à mesa persistirem. Para que façam efeito, os sucos devem ser tomados diariamente e integrar uma rotina que inclua a prática regular de exercícios físicos e uma dieta com baixos teores de gordura e açúcar.

Suco verde detox
(Chef Pina Otoni – Organomix)
A receita é feita com água de coco, pepino, limão, couve e maçã, ingredientes com ação hidratante e antioxidante.
Ingredientes: 200 ml de água de coco; 1/3 de pepino sem casca e sem semente; 1/2 limão; 1 folha de couve; 1 maçã sem casca e sem semente.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador em velocidade máxima. Beba a seguir, para que o suco não perca as propriedades antioxidantes.

Fresh Tomato
(Chef Fernando Lancho)
Esse tomate tipo uva tem paladar adocicado e possui baixo valor calórico. É rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo e protege o sistema cardiovascular. Além disso, o Sweet Grape é rico em vitaminas C, A e B9, e contém fibras e sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Esses nutrientes melhoram o desenvolvimento de dentes, ossos e músculos e ajudam a proteger o sistema imunológico. Com isso, as células processam os alimentos da melhor maneira possível e eliminam a gordura em excesso.
Ingredientes: 1 bandeja de tomate Sweet Grape; 5 folhas de hortelã; meio maracujá azedo; 1 rodela fina de gengibre; meio copo americano de água; 3 pedras de gelo.
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, coe e sirva em um copo longo, enfeitado com um tomate Sweet Grape. 

Suco de hibisco com abacaxi e hortelã
(Nutricionista Ingrid Bigotto – OligoFlora Franchising)
O abacaxi ajuda a digerir as proteínas das carnes devido à presença da enzima bromelina. Já o hibisco contém flavonoides, antocianinas e catequinas. Possui efeito diurético, que contribui para a eliminação das impurezas do organismo.
Ingredientes: 250 ml de chá de hibisco; 1 rodela média de abacaxi pérola; 1 folha de hortelã; 1 colher de sopa de oligofibras.
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva com gelo a gosto.

Suco de berinjela
(Nutricionista Alessandra Nunes – Salutem Nutrição e Bem-Estar)
A berinjela tem propriedades laxantes, digestivas e ajuda a reduzir o mau colesterol. O gengibre é desintoxicante e um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. A hortelã é antioxidante, calmante e ajuda o organismo a sintetizar o colágeno. E o abacaxi purifica o sangue, é diurético e auxilia a digestão.
Ingredientes: 1 berinjela pequena; 1 colher (chá) de gengibre ralado; 5 ramos de hortelã; 1 fatia de abacaxi; 300 ml de água.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco rejuvenescedor
(Nutróloga Liliane Oppermann)
É antioxidante. Promove o rejuvenescimento, garantindo uma pele mais saudável. 
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de manga cortada em cubos (pode ser mamão ou caqui também); 1 cenoura cortada em rodelas; 1/2 maço de hortelã; suco de 1 limão médio.
Modo de preparo: Bata no liquidificador e adoce com mel.

Suco verde para acelerar o metabolismo
(Nutricionista Larissa Paiva – Sanavita)
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de espinafre; 2 copos de pepinos cortados; 1 cabeça de aipo; 1 colher (chá) de gengibre; 1 porção de salsa; 2 maçãs cortadas; 1 copo de suco de limão
Modo de preparo: Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.

Suco de couves e brócolis
(Nutricionista Larissa Paiva – Sanavita)
Rico em vitaminas, esse suco ajuda a combater doenças como depressão, úlcera e até elimina substâncias cancerígenas. Também auxilia no bom funcionamento do intestino.
Ingredientes: 2 folhas de couve lisa; 2 folhas de couve-de-bruxelas; 1 rama de couve-flor; 1 rama de brócolis; 4 cenouras; 1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas); 1 copo de suco de laranja
Modo de preparo: Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes. Para deixar o suco mais saboroso e rico, inclua gengibre, salsinha e hortelã. Depois é só colocar estes ingredientes no processador ou liquidificador. E se seu objetivo é perder peso, fique longe do açúcar. Adoce com sucralose, adoçante que não tem efeitos nocivos ao organismo.

Suco de espinafre com gengibre
(Nutróloga Liliane Oppermann)
Acelera o metabolismo, favorecendo a perda de peso.
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de espinafre; 2 copos de pepinos cortados; 1 cabeça de aipo; 1 colher (chá) de gengibre; 1 porção de salsa; 2 maçãs cortadas; suco de limão.
Modo de preparo: Bata no liquidificador e adoce com mel.

Suco de goji berry
(Nação Verde)
Descoberta pelas estrelas de Hollywood, a goji berry contém quantidades elevadas de substâncias antioxidantes e cerca de 20 aminoácidos – um deles, o triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor  relacionado com o humor. Trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition também comprovou concentrações de vitamina C.
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de goji berry hidratada; 1/2 colher (sopa) de raspas de laranja; 1/2 colher (sopa) de gengibre ralado; 1 colher (sopa) de mel; 1 xícara (chá) de água de coco.
Mo



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados