Volta às aulas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

A compra do material escolar requer planejamento, pesquisa e paciência, principalmente se o objetivo é evitar os gastos abusivos. Por isso, a Dia-a-Dia traz algumas dicas para facilitar a organização dos responsáveis pelos gastos nesta época do ano e já alerta de que o quanto antes essa maratona começar, maior será o salto positivo de economia. 

 
A disparidade de preços de um mesmo item entre estabelecimentos comerciais diferentes pode ser pequena, mas também pode chegar a valores absurdos. Então, pesquisar é o primeiro passo para evitar gastos desnecessários. Além disso, o dinheiro economizado pode servir de investimento a outros benefícios a educação ou até mesmo ao lazer da criança.
Portanto, comprar toda a lista de material solicitado pela escola em uma única loja não é a melhor alternativa.
 
Nos casos em que a própria instituição oferece o pacote com todo o material necessário, é obrigatório que ela entregue a lista ao responsável do estudante, para que ele possa avaliar qual é a melhor opção. A escola também não pode exigir que os itens sejam comprados em determinada loja ou que sejam de uma marca específica, com a exceção dos livros ou das apostilas usadas como material didático - estes podem ser vendidos na própria instituição ou em lojas determinadas por ela. Mas lembre-se de que até mesmo neste item a economia é possível comprando livros que já foram usados e que nem por isso estão em condições inadequadas para o uso escolar.  
 
Ficar atento a solicitação de materiais proibidos por lei é uma forma de reivindicar os direitos e não perder dinheiro. Segundo a lei 12.886/2013 é proibido que a escola solicite na lista materiais de uso coletivo como higiene e limpeza, além de taxas para pagar água, luz e telefone. A instituição só pode solicitar os materiais que os estudantes vão usar para atividades pedagógicas diárias durante o ano letivo. 
 
Para a conta não exceder, evite levar as crianças junto na hora das compras, elas acabam preferindo aos itens que trazem personagens de desenhos, seriados ou de filmes, que consequentemente possuem valores mais elevados do que os itens mais simples. 
 
Outra dica para quem busca economia, é fazer compra junto com outros pais. Assim, podem aproveitar para comprar caixas fechadas de canetas, lápis, borrachas e dividirem o valor, ou até mesmo conseguir descontos pela grande quantidade de itens.
 
Para finalizar, a dica é básica: Verifique os materiais que as crianças já possuem em casa e se estiverem em bom estado, utilize-os para o novo ano letivo. Com certeza, pequenas atitudes trazem um grande benefício para o bolso.  
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados