Férias: Cuidado com acidentes

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

Os altos índices de mortalidade de crianças de até 10 anos de idade por causa de acidentes domésticos fez com que o Ministério da Saúde promovesse campanhas de prevenção. O resultado está sendo positivo, pois de 2000 a 2010, foi registrada uma queda de cerca de 30% das mortes.

 
 Entretanto, a atenção e cuidado com os pequenos deve ser redobrado. Os recém-nascidos e as crianças com até 4 anos de idade são indefesos e dependentes dos adultos, por isso estes devem ficar atentos às possibilidades de lesões mais específicas, como asfixia (sufocação, engasgo), queimaduras, afogamento, quedas (colo, trocador, cama), contusões e intoxicações (medicamentosas). Assim, verificar a temperatura do banho e da mamadeira, amamentar sempre no colo e nunca usar medicamentos sem receita médica são algumas dicas da doutora Regina Maria Gikas, membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo, para prevenir acidentes fatais.
 
Durante as férias, as crianças costumam passar a maior parte do tempo em casa. Portanto, este ambiente deve receber uma atenção especial dos pais, pois até mesmo com todo o cuidado, algumas situações de perigo podem surpreender. Retirar objetos de risco do alcance dos pequenos e colocar pequenos portões em casas que possuem escadas, já ajudam a impedir o acesso desacompanhado das crianças e as possíveis quedas. 
 
O que mais os pais podem fazer para não arriscar as crianças a passarem por situações de perigo? A dia-a-dia separou algumas dicas especiais para o cuidado com os cômodos da casa. 
 
A cozinha é o cômodo de maior tensão. Por conter objetos pontiagudos e cortantes como facas e tesouras, além das torneiras, fios elétricos, fogões, fósforos, botijão de gás, forno, pisos molhados ou oleosos e materiais de limpeza. Então, não deixar os objetos fora de seus devidos lugares e utilizar as bocas de trás do fogão, com os cabos das panelas voltados para dentro, são algumas formas de evitar perigos. 
 
Os quartos, tanto da criança, como do casal, não devem ter objetos perigosos nos criados mudos, como por exemplo, remédios ou isqueiros. Além disso, os pais devem se atentar às cortinas, à falta de grade em janelas e sacadas, aos móveis com quinas pontiagudas e aos tapetes escorregadios.
 
O que merece atenção em todos os cômodos são as tomadas, pois elas despertam a curiosidade dos pequenos. Assim, mantê-las tampadas com protetores específicos é o ideal. 
 
Contudo, não é só o ambiente doméstico que precisa oferecer segurança às crianças. Os meios de transporte também merecem atenção. Crianças com até 10 anos de idade devem ficar no banco traseiro e fazer uso do cinto de segurança. Se possuírem menos de 7 anos e meio, o uso da cadeirinha é obrigatório, evitando a expulsão da criança do veículo em caso de batidas. Além disso, protege as partes mais resistentes do corpo, distribuindo a força da colisão por toda a área corpórea, ajuda o corpo a desacelerar no momento da colisão e protege a cabeça e a coluna vertebral.
 
Todos os tipos de cadeirinhas precisam ter uma correta instalação e a fixação pelo cinto de segurança do veículo.
 
Atitudes responsáveis garantirão com certeza férias tranquilas.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados