Dicas para emagrecer

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

A virada do ano é o momento de muitas promessas, entre elas a de perder peso. Entretanto, é imprescindível ter um planejamento alimentar realizado por um especialista, já que mudanças radicais nos hábitos alimentares podem ser prejudiciais a saúde. 

A Dia-a-Dia traz dicas da nutricionista consultora da farmácia online Netfarma, Dra. Karin Honorato, para que as pessoas façam a escolha certa. Ela alerta que a dieta não deve ser um sacrifício, mas ser encarada como uma reeducação alimentar e pode sim ser saudável e ter bons resultados sem parar de comer o que gosta. “Fazer dieta não significa comer apenas salada, frango grelhado ou alimentos integrais. Há dietas que trazem diversas opções para não repetir o mesmo cardápio e também outras que incluem alimentos considerados gordurosos, mas que na verdade são benéficos à saúde, e quando consumidos da forma correta, ajudam a atingir o objetivo”, diz a doutora. 

Para seguir a dieta mais adequada, confira quatro opções com indicações da especialista:
 
A dieta das proteínas: Apesar de muitos profissionais evitarem a sua recomendação, pois o número de restrição dificulta a manutenção, essa dieta visa restringir o consumo de carboidratos e priorizar o de proteínas e o de gorduras. “A restrição parcial ou total dos carboidratos ajuda a emagrecer depressa, mas é importante dosar a quantidade dos outros grupos de alimentos, em especial as gorduras, para não comprometer os rins”, avalia a nutricionista. 
 
A dieta do tipo sanguíneo: Foi criada pelo médico americano Dr. Peter James D´Adamo e é dividida em três categorias visando indicar os alimentos de acordo com o organismo da pessoa, evitando assim, problemas inflamatórios que podem aumentar a retenção de líquido e gorduras localizadas. Assim, as pessoas de sangue tipo O estariam mais sujeitas a comer carnes, as do tipo A estariam mais propícias a comer vegetais, enquanto as de tipo B seriam onívoras e as de tipo AB se beneficiariam pela junção da alimentação do tipo A e do tipo B.  Entretanto, segundo a doutora Karin Honorato esta dieta não tem comprovação cientifica. “Sem falar que mesmo tendo o mesmo tipo sanguíneo, as pessoas possuem individualidade diferentes” 
 
A dieta mediterrânea: Foi criada a partir dos hábitos alimentares dos povos das regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo e é uma das mais indicadas para emagrecer de forma saudável, pois prioriza os alimentos in natura e evita os industrializados, eliminando uma série de aditivos químicos do organismo e reduzindo o sal e o açúcar, comuns nos cardápios brasileiros. É também uma dieta saudável para o coração. A dieta é composta, principalmente, por carnes brancas, frutas e vegetais e gorduras “do bem”.
 
A dieta detox: Não é radical, mas consiste em uma técnica de nutrição funcional para ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde. Ela evita ao máximo alimentos industrializados e com potencial alérgico, produtos refinados, laticínios gordurosos, glúten, corantes, café e álcool. “A detox é bastante recomendada não apenas para emagrecer, mas também para tratar sintomas como o cansaço, mau funcionamento do intestino, retenção de líquidos, dores de cabeça, entre outros”, comenta. 
Para finalizar, a doutora lembra que é importante respeitar o intervalo de três horas entre uma refeição e outra, pois além de diminuir o ritmo do metabolismo, o jejum prolongado predispõe o organismo às carências nutricionais. 
 

 

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados