Dia do Fotógrafo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

 Apesar das controvérsias a respeito do Dia Nacional da Fotografia e Dia do Fotógrafo, a maioria dos calendários oficiais reservam o dia de hoje, 08 de janeiro, para esta comemoração. De qualquer forma, foi em janeiro de 1840 que a fotografia chegou ao Brasil e não há como negar que hoje, ela tomou conta da vida das pessoas. 

Máquina fotográfica antiga Créditos: Reprodução

 
 

Com os recursos tecnológicos, as câmeras portáteis e os celulares cada vez mais adaptados para disparar fotos rapidamente, existe uma abundância de fotografias se comparada há décadas anteriores, quando as pessoas tinham poucos ou nenhum retrato de quando eram crianças e a maioria das imagens eram feitas em estúdios. 

Celular com câmera Créditos: Reprodução
 
 

 

Vale lembrar que fotografar também é uma profissão, apesar de ainda não estar regularizada no Brasil. O projeto de lei 5187/09 é uma tentativa de reconhecer os profissionais da área desde que tenham diploma em escolas de nível superior em fotografia no país ou no exterior, sendo este revalidado no Brasil e, ainda, aqueles que exercem a função por dois anos consecutivos ou quatro intercalados. A profissão abrange diversas áreas: Fotografia de filmes, Fotojornalismo, Fotografia de Publicidade, Fotografia de Natureza, Fotografia de moda, Aerofotografia, Fotografia subaquática, Fotografia documental, Fotografia de guerra, Fotografia panorâmica.
 
Assim como a data, existem controvérsias quanto a quem criou a fotografia. O francês Louis M. Daguérre é considerado o seu inventor, entretanto há indícios de que o francês Antoine Hercules Romuald Florence descobriu o processo fotográfico anos antes que ele, mas como morava longe da Europa, sua descoberta foi esquecida. Além disso, acredita-se que foi Florence quem usou o termo fotografia pela primeira vez, em 15 de Agosto de 1832, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Já ao francês Joseph Nicéphore Niépce, é atribuída a primeira fotografia, de1826.
 

 

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados