Projeto Verão

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Fernanda Snege

Foto: Reprodução

Para a medicina tradicional chinesa, a beleza é resultado do equilíbrio energético interno e da adequada nutrição de Qi (energia), Xue (sangue) e Jin Ye (líquidos corpóreos), que banham os tecidos do organismo e nutrem os Zang Fu (órgãos e vísceras), promovendo assim a saúde global do indivíduo. Quando ocorre o desequilíbrio entre o yin e o yang, o corpo fica suscetível ao surgimento de doenças, como é o caso da obesidade. De acordo com a sabedoria oriental, o aumento da massa gorda está relacionado ao elemento terra, que corresponde ao baço, ao pâncreas e ao estômago. A desarmonia gera o acúmulo de umidade, que causa a desaceleração do metabolismo, por deficiência de Qi, e a dificuldade em transportar e transformar os alimentos, que passam a ficar retidos no corpo, promovendo a formação de muco nos tecidos do organismo.
Os hábitos cotidianos são fundamentais para evitar desequilíbrios no elemento terra. Ter uma boa alimentação e realizar atividades físicas diariamente são atitudes que garantem uma melhora nos fluxos de energia e de sangue, nutrindo adequadamente os órgãos e vísceras, o que proporciona, além de vigor físico e equilíbrio emocional, a possibilidade de manter o peso corpóreo com o passar dos anos.
De acordo com a teoria dos cinco elementos, podemos identificar três tipos de obesidade: a madeira-terra (emocional), a fogo-terra (compulsiva) e a terra (fisiológica). A acupuntura atua no equilíbrio energético de cada elemento, junto com os processos essenciais para quem quer emagrecer. São eles:

- Ansiedade – A maioria das pessoas, em momentos de ansiedade, acaba descontando na comida, o que acarreta o ganho de peso;
- Constipação – A funcionalidade do intestino é muito importante, pois necessitamos eliminar as impurezas do corpo;
- Insônia – A qualidade do sono é essencial. Uma noite mal dormida é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade.
Para combater esses problemas, a acupuntura desponta como técnica milenar cada vez mais procurada por quem busca caminhos alternativos para emagrecer de forma saudável. Em São Caetano, por exemplo, o Centro de Referência em Estética DLA implementou a técnica como apoio ao tratamento de redução de medidas, chamado de Drenagem Lipossônica Ativa (técnica, desenvolvida pela própria clínica, que quebra as moléculas de gordura, transformando-as em substâncias que serão absorvidas pelo fígado em forma de energia e, posteriormente, eliminadas, uma parte pelos órgãos excretores e outra através da prática de atividade física moderada nas 48 horas que sucedem o tratamento).

* Fernanda Snege é acupunturista do Centro de Referência em Estética DLA




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados