Bronzeado saudável

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

 Dados do Ministério da Saúde mostram que a diabetes afeta cerca de 246 milhões de pessoas no mundo, sendo que no Brasil, 7,6% da população acima de 18 anos são atingidos por esta doença, ou seja cerca de 11 milhões de pessoas. Deste número, 90% são portadores da diabetes do tipo II (diabetes tipo adulto que produz insulina). Para controla-la, dieta e exercício físico são bem vindos e às vezes, medicamentos orais e insulina, são necessários.  

 
Geralmente, quando há níveis altos de glicose no sangue, a pessoa apresenta muita sede, fome, urina aumentada, perda de peso, cansaço inexplicável, dificuldade de cicatrização, infecções e dores nas pernas, por causa da má circulação. Entretanto, na diabetes do tipo II, a pessoa pode demorar para perceber a doença, porque os sintomas são vagos, como formigamento nas mãos e pés. 
 
Em casos de complicações crônicas de diabetes, há alterações de visão, rins, nervos e vasos sanguíneos. Para evitar este estágio, o controle da glicemia somado a um estilo de vida saudável (alimentação equilibrada rica em fibras) é importante. 
 
A Dra. Andrea Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa da Sanavita na área da alimentação, informa que as fibras solúveis são as mais investigadas nos estudos com diabetes, já que elas provocam um atraso na liberação do bolo alimentar do estômago para o intestino, liberando lentamente a glicose para o intestino delgado, onde será absorvida. Com isso, a sua concentração no sangue eleva-se também mais lentamente. Ela completa que os estudos apontam que a “farinha de banana verde e a casca do maracujá são ricas em pectina e amido resistente, duas fibras solúveis que colaboram com esse efeito. Ambas promovem atraso na liberação de glicose para o sangue”. 
 
Por causa disso, a Sanavita, indústria especializada no desenvolvimento de alimentos especiais e funcionais, que contribuem para o bem estar e qualidade de vida das pessoas, associou de forma exclusiva essas duas fibras em um só produto: o Glicofiber®. 
 
“Trata-se de uma combinação equilibrada, rica em fibras solúveis e de baixo índice glicêmico, cujo consumo regular pode auxiliar na diminuição dos níveis de glicemia, representando um grande aliado para as pessoas que desejam aumentar o aporte de fibras na alimentação”, diz Andrea Frias, lembrando que o produto não deve substituir a insulina e que o aumento do consumo de água é indispensável para que as fibras funcionem melhor. 
 
A exposição ao sol faz bem à saúde quando feita de forma adequada: cerca de 30 minutos diários, antes das 10h e após às 15h. Entretanto, para um bronzeado natural e bonito, não basta tomar sol. A dica da nutricionista Vivian C. Cleto Lobos, do programa de educação nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais é ter uma boa alimentação, sempre balanceada e bastante colorida. “Os alimentos ricos em betacaroteno - precursor da vitamina A - auxiliam na produção de melanina, um pigmento responsável pela cor da pele que ajuda a manter o bronzeado perfeito”. A profissional complementa ainda que o licopeno, assim como o betacaroteno, também auxilia na proteção da pele, pois é um antioxidante que protege os danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o envelhecimento da pele exposta ao sol.
 
 
 Entre alguns alimentos, estão os vegetais verde escuros como espinafre, repolho, brócolis e agrião; as frutas, legumes e verduras alaranjadas e avermelhadas como cenoura, abóbora, manga, mamão, tomate, melancia, morango, goiaba e pitanga. Entretanto, para que eles auxiliem no bronzeado desejado, devem ser consumidos diariamente em uma média de 30 dias anteriores a exposição ao sol.  O ômega, encontrado na linhaça, peixes, soja, quinoa e nozes, também auxilia na absorção do betacaroteno, ajudando a manter o bronzeado. 
 
Vivian finaliza lembrando que a boa hidratação evita o envelhecimento da pele e protege da radiação ultravioleta: “A água, além de evitar a desidratação, mantem os nutrientes ativos nas reações metabólicas, garantindo o bronzeamento perfeito. A média indicada de consumo diário é de dois litros de água por dia, incluindo água de coco e sucos”. 
 
Para você conseguir o bronzeado que deseja, algumas dicas para as suas refeições: 
 
No café da manhã: 2 fatias de pão integral com 1 ponta de faca de margarina e 1 fatia de queijo branco. 1 copo de suco bronzeador.
No lanche da manhã: Salada de frutas (mamão, laranja, goiaba, melancia e banana).
No almoço: arroz integral; feijão; peixe grelhado; 1 fatia de melancia; Salada de brócolis com beterraba ralada e tomate.
No lanche da tarde: 1 copo de iogurte light e 5 morangos
No jantar: Salada de agrião, couve e cenoura cozida, acompanhadas de peito de peru, pedaços de manga e castanhas.
 
E duas receitas que vão lhe auxiliar:
 
Suco bronzeador
 
Ingredientes: 1 copo pequeno de suco de laranja, 1/2 beterraba crua e 1 cenoura média 
Modo de preparo: Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja.
 
Água aromatizada
 
Ingredientes: Água 400 ml, Hortelã – 1 ramo macerado, Gengibre – 2 fatias maceradas, Limão – suco de 1 limão
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e adicione bastante gelo dentro. Beber ao longo do dia.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados