Depois de usá-las, o que fazer?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

Roupas novas para as confraternizações de fim de ano são comuns no guarda-roupa das pessoas. O problema é que depois de usá-las, elas retornam para lá, sem que as pessoas se lembrem de que mesmo depois de a peça ser usada uma única vez e não possuir nenhuma sujeira aparente, essas peças precisam ser lavadas, para que depois não as encontrem com manchas ou até mesmo furadas. 

 
 
Segundo a diretora industrial da Restaura Jeans, Denice Conrad, é comum peças masculinas como camisas e gravatas adquiram manchas depois de um tempo, porque a pessoa achou desnecessário lavar, já que são peças novas e de pouco uso. Ela explica: “O que acontece é que resíduos de suor, desodorante, perfume ou mesmo alguma coisa que pingue na roupa atrai fungos, que danificam o tecido” e complementa que nas gravatas, geralmente, alimentos caem e “os homens limpam na hora, com um guardanapo, a sujeira aparente sai, mas ficam resíduos imperceptíveis, que com o tempo cria o bolor danificando o produto”. 
 
Uma cliente de Denice levou um vestido manchado pelas mãos de uma criança. Provavelmente a sujeira não era perceptível na hora e ela o guardou. Entretanto, depois de um tempo, o encontrou manchado. Felizmente conseguiram tirar a mancha, mas para não correr o risco de perder roupas novas de que você gosta, seguem algumas dicas da especialista. 
 
Para começar, lembre-se de que roupas de festa, cujos tecidos são mais nobres e finos, não devem ser colocados na máquina de lavar, pois a tendência de estraga-lo é grande. A profissional aconselha levar as peças à Restaura Jeans, que possui os equipamentos e produtos químicos adequados a cada tecido.
Outra dica serve para aquelas pessoas que acham que lavar apenas a parte que aparenta machada é a solução. O que acontece é que colocar qualquer produto de limpeza, até mesmo sabão líquido ou em pó danificam a peça, pois pode desbotar e criar manchas mais claras para sempre.
 
As roupas com pedras bordadas, linhas ou brilhos, não são motivo de tanta preocupação na hora da lavagem. O problema é que as vezes os detalhes não são costurados, mas colados de forma inadequada, por isso o recomendável é verificar se a peça realmente pode ou não ser lavada, não esquecendo de que as roupas podem perder o brilho quando usado algum produto químico inadequado. 
 
Os cuidados devem ser tomados também na hora de guarda-las. Não as deixe no saco enviado pelas lavanderias, pois eles são apropriados apenas para proteger na hora do transporte. O ideal são capas de tecido ou TNT, assim são protegidas dos danos da luz, e com isso proporcionam uma boa ventilação. Também não é recomendável guardá-las dobradas. O ideal é estender em cabides e do avesso, evitando as marcas para que apareçam marcas.
 
A Restaura Jeans possui mais de 230 lojas e pontos licenciados e os clientes podem contar com diversos serviços para cuidar de toda a roupa, desde o tingimento, a costura, a customização, a limpeza de roupas, até a renovação e cuidados com peças de couro, de calçados e bolsas. 
 
Você pode consultar a relação das lojas no site www.restaurajeans.com.br



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados