Segurança aos pacientes

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

 Procedimentos que envolvem a vida humana devem ser realizados com o máximo de cautela e de segurança. Pensando nisso, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), através de sua Comissão de Gestão e Qualidade, tem desenvolvido ferramentas para aprimorar o atendimento aos pacientes das UTIs.

 
 Há dois anos, a AMIB lançou o Guia da Unidade de Terapia Intensiva Segura (GUTIS) e neste ano, iniciou uma série de ações para o treinamento das equipes, entre elas está o projeto CRM Brasil para UTI que conta com a parceria da Gol Linhas Aéreas. Ele adaptou o programa de capacitação da equipe de viação para as Unidades de Terapia Intensiva e o projeto piloto acontece amanhã, no Hospital e Maternidade Brasil, localizado à rua Cel. Fernando Prestes 1177, Centro - Santo André (SP) das 8h às 18h. 
 
O CRM foi criado pela NASA, em 1979, a partir da conclusão - baseada em estudo - de que a maioria dos acidentes de aviação acontecem por erro humano. Dois anos depois, a United Airlines instituiu o programa na capacitação de seus funcionários e na década de 90, a saúde dos EUA passou a usar os seus elementos, já que estudos datam 99 mil mortes no país por erros que poderiam ser evitados pelas equipes de saúde multidisciplinares: falha na comunicação, conflitos, estresse, falhas nas decisões, nas lideranças e na organização de tarefas.  
 
Segundo doutor Haggéas Fernandes, membro da Comissão de Gestão e Qualidade da AMIB e coordenador do Projeto CRM a UTI é formada por uma equipe multidisciplinar e o objetivo é mudar a forma de gerenciá-las para tornar o ambiente cada vez mais seguro atuando preventivamente no profissional que executa as tarefas de tratamento do paciente agudo/grave e na comunicação entre a equipe e paciente/familiares. 
 
Para chegar ao objetivo final de padronizar o comportamento, a comunicação e o apoio à tomada de decisão dos profissionais da UTI, eles vão passar por situações realísticas. “Realizamos várias reuniões com as equipe envolvidas e visitamos UTIs para entender como era o funcionamento desse ambiente tão complexo para que pudéssemos, finalmente, criar as situações realísticas para o treinamento das equipes”, disse o comandante Sérgio Quito, da Gol.
 
O médico intensivista, que também é coordenador da UTI Adulto do Hospital e Maternidade Brasil, explicou que para se chegar ao modelo para a UTI contou com um grupo de profissionais que contemplou todas as especialidades que atuam no tratamento do paciente crítico, e com a consultoria do setor de Fatores Humanos e Safety da empresa de aviação.
 
Os interessados em mais informações sobre o programa, pode entrar em contato com o Hospital no telefone (11) 2127-6666.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados