Planeje 2014

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

A lista de objetivos e sonhos começa a aumentar quando o final do ano se aproxima, seja com a vontade radical de mudar o estilo de vida ou com o desejo de alcançar metas que melhorem a vida profissional e pessoal.

 
Entretanto, o sonho é apenas o primeiro passo. O planejamento é ideal para perseguir o objetivo e conquistá-lo, diz a coach e especialista em comportamento humano, Roselake Leiros: “A vida nos cobra isso todos os dias, mas será que em meio a esse turbilhão de atividades do dia a dia e das responsabilidades assumidas, é possível refletir sobre nossos verdadeiros desejos?” 
 
 
Para isso, Leiros enumera dez dicas essenciais para que o ano de 2014 não se resuma a sonhos, mas seja um ano de mudanças positivas. Assim, volta-se a falar do primeiro passo: Sonhar. Comece se imaginando realizado para que os sentidos sejam avisados daquilo que deseja, assim eles passaram a acionar inconscientemente as suas capacidades, suas conexões e o seu universo. 
 
 
Depois, pense nas possibilidades da realização de sua meta, quais são os impedimentos e se aqueles pensamentos pessimistas aparecerem, é sinal de algum impedimento interno. Tome cuidado, porque eles são os seus maiores sabotadores. 
 
 
O terceiro passo é se questionar. Questione esses pensamentos negativos, procurando descobrir de onde vem e como pode mudá-los e se questione sobre o porquê de desejar tal meta e qual será a importância da conquista.
 
 
Feito isso, mantenha o foco planejando as ações que vão te levar a realização e tenha sempre a atenção voltada ao seu sonho, desenvolvendo diariamente as habilidades que vão ajudar em sua conquista.
 
 
Rosekale Leiros também aconselha a não deixar nada para depois. Ter determinação faz com que as interferências externas sejam neutralizadas. Planejar, é o próximo passo. Isso porque ele garante preparação adequada à realização, evitando a ansiedade e o sofrimento com as incertezas, já que as consequências das ações e as possibilidades de conquistá-la já serão previstas.  
 
 
As observações das outras pessoas é tão importante quanto a análise do procedimento que resultou em algo diferente do esperado. Portanto, seja humilde para reconhecer e flexível para aceitar as opiniões contrárias a sua. Não se esqueça que praticar o bem e ter gratidão é outro passo para a realização, segundo Leiros, pois as vibrações positivas atraem oportunidades e facilitam os caminhos da realização. 
 
 
Não se esqueça de se valorizar. Valorize as suas características e use os seus talentos em favor dos seus sonhos, melhorando os pontos fracos. Afinal, lembre-se de que humildade e reconhecimento fazem parte do processo. Então, conclua analisando o passado e retirando dele aprendizagens para construir um futuro melhor. Um método indicado pela especialista em comportamentos humanos é dar notas para a realização do ano anterior em diferentes aspectos: saúde, carreira, família, finanças, lazer, entre outros e ela conclui: “Seja no amor, na carreira ou nas relações familiares, esteja sempre aberto para viver novas experiências, sinta-se parte do sistema, respeite as diferenças de cada um, seja uma contribuição para quem está ao seu redor. A sinceridade e o respeito são fortes aliados para planejar e caminhar para os seus objetivos. Depende apenas de você construir uma nova e melhor imagem daquilo que pretende conquistar”.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados