Liberte a mente

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Paula Forster

 O trânsito caótico da cidade de São Paulo, os compromissos profissionais com hora marcada conciliados com os momentos familiares, responsabilidade de cuidar dos filhos e dos serviços domésticos é um drama comum entre os paulistanos. A rotina regrada e marcada pelo acumulo de preocupações é o resultado certo do estresse diário.

 
Para garantir uma vida mais saudável, é essencial reservar um tempo para libertar a mente – aliviando, também, as tensões do corpo – e a prática do Yoga pode ser uma das alternativas. 
 
Uma atividade indiana, cuja origem é incerta – acredita-se que foi Shiva, a divindade da mitologia deste país, que a inventou – ela foi popularizada, aqui no Ocidente, com a obra Yoga Sutra, escrita há 2.500 anos por Patañjali. Seu termo é procedente da língua sânscrita da religião hinduísta e significa união.  Hoje, é praticada por inúmeras celebridades, entre elas Thaila Ayala, Gisele Bündchen, Luciana Gimenez e Carol Magalhães. 
 
O Yoga ajuda no desenvolvimento e na flexibilidade do corpo, além de garantir o equilíbrio emocional, a tranquilidade da mente e a meditação. Isso porque, de acordo com o Yoga Sutra, as posições físicas desta atividade concentram os pensamentos no corpo, libertando os pensamentos. Soma-se a isto, a prática da respiração equilibrada, que deve ser feita pelo nariz, diminuindo o ritmo corporal e facilitando a concentração. 
 
Praticado em locais silenciosos com uma música suave ao fundo, as pessoas usam roupas confortáveis, ficam descalças e realizam os exercícios em colchonetes finos. Recomenda-se que não ingiram alimentos pesados duas horas antes da atividade que possui uma diversidade de métodos, entre eles Raja-Yoga, Carma-Yoga, Jnana-Yoga, Bacti-Yoga e Hata-Ioga.  Acredita-se na existência de 108, sendo o número a representação do infinito. 
 
Ao mesmo tempo em que o Yoga possui alguns movimentos com resultados diretos ao sistema nervoso autônomo, garantindo a tranquilidade, ele possui outros cujo objetivo é a preparação do corpo às situações de tensão e estresse, como a posição de ficar de cabeça para baixo, já que este movimento obriga o corpo a se readaptar. Além disso, a atividade estimula o funcionamento das glândulas e enrijece a coluna vertebral (beneficiando o sistema neurovegetativo e nervoso). 
E aí, está muito estressado hoje? Pratique o Yoga e se sinta mais leve.
 
Onde encontrar na região do ABC:
 
  • Núcleo Jaya da Shivam: Rua Conselheiro Lafayette, 830 – Barcelona - São Caetano do Sul. Telefone para contato: (11) 4221-8109 
  • Prakriti Yoga: Av.Presidente kennedy, 2207- São Caetano do Sul. Telefone para contato: (11) 4229-8537
  • Academia de Yoga Siddharta: Rua Airton Gomes de Miranda, 109 - Nova Petrópolis- São Bernardo do Campo, SP. Telefone para contato: (11) 4125-0081
  • Uni-Yoga: Rua Alameda Francisco Alves,37 - Bairro jardim- Santo André 
  • Telefone para contato: (11) 4436-7254
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados