Lagosta na contagem regressiva

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloísa Cestari


Lagostinho à Aroeira produzido pela Chef Carla Maria do Restaurante Pousada Barra Velha. Foto: Divulgação

 Nada como brindar a virada de ano com champanhe e um prato de lagosta para dar as boas-vindas a 2014 com todo o glamour que a ocasião merece. Símbolo de sofisticação, o crustáceo é rico em proteínas, vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, ferro, manganês, zinco e iodo. Para garantir sabores inéditos à ceia de Réveillon, a equipe da Dia-a-Dia viajou até Alagoas e provou algumas delícias da quarta edição do Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi e Japaratinga, realizado em novembro. Confira as receitas a seguir e dê adeus ao ano velho em grande estilo.


Lagostinho à Aroeira
(Chef Carla Maria – Restaurante Pousada Barra Velha)

Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes: 400 g de lagostinho, 2 dentes de alho; 1/2 colher (chá) de hondashi; 1 pitada de sal; 1 colher (sopa) de pimenta-rosa; 50 ml de azeite com ervas finas; arroz refogado; banana-da-terra.
Modo de preparo: Tempere o lagostinho já cozido com sal, azeite de ervas finas e alho. Coloque para grelhar. Quando dourar, já estará pronto para servir. Monte o prato com arroz refogado. Para preparar o purê, amasse a banana com um garfo e manteiga, aqueça e sirva, decorando o prato.

 


Crepe Costa Dourada
(Chef Daniela Cristhine Monteiro Laet Torres – Restaurante Comedoria Marítima)

Rendimento: 1 porção
Ingredientes do molho: 3 caldas de lagosta; 2 rodelas de abacaxi picado; 200 g de creme de leite; 1 cálice de vinho branco; 50 g de queijo gorgonzola; meia cebola pequena; azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Ingredientes da salada: 3 folhas de alface; 4 talos de rúcula; manga; uva; tomate; kanni; molho da salada; 1 pote de iogurte natural; algumas folhas de hortelã; azeite e sal a gosto.
Modo de preparo: Doure a cebola no azeite, acrescente o vinho branco e espere reduzir. Acrescente o creme de leite, o queijo gorgonzola, as caldas cortadas em rodelas e o abacaxi. Espere cinco minutos e apague o fogo. Coloque o recheio no crepe e decore o prato com os ingredientes da salada.

 

Lagosta Coqueiral feito pelo Chef Marcelo de Lima Souza. Foto: Divulgação

Lagosta Coqueiral
(Chef Marcelo de Lima Souza – Praia Dourada Maragogi Park)

Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes: 300 g de filé de lagosta; 1 tomate; 1 pimentão; 1 cebola; alho; limão; 500 ml de leite de coco; 300 ml de molho de tomate; 1/2 dose de conhaque; 1 colher de sopa de azeite.
Modo de preparo: Grelhe os 300g de filé de lagosta, por três a cinco minutos. Ao mesmo tempo, coloque as verduras e o alho para flambar no conhaque. Acrescente o molho de coco e deixe cozinhar por 15 minutos, junto com a lagosta. Para finalizar, adicione azeite, limão e cheiro-verde. Sirva com arroz branco e pirão, dentro de um coco verde devidamente decorado.


Lagosta Camurim Grande

(Chef Maranei Cardoso – Restaurante da Mara)

Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes da lagosta com molho de gorgonzola: 1 lagosta inteira; 200 ml de creme de leite fresco; 100 g de queijo gorgonzola; 50 g de manteiga.
Ingredientes da batata rosti: 100 g de batata ralada; 50 g de bacon picadinho e frito; 1 colher de sobremesa de limão; 10 g de gengibre ralado; 20 g de queijo parmesão ralado; sal a gosto.
Modo de preparo da lagosta: Defume lagosta inteira, sem a casca, em uma churrasqueira de tampa, por cinco minutos (regue-a com manteiga de garrafa). Depois de defumada, corte a lagosta em anéis e reserve. Coloque todos os ingredientes do molho de gorgonzola em uma panela e leve ao fogo baixo, até ferver.
Modo de preparo da batata rosti: Junte todos os ingredientes e aqueça-os em uma frigideira antiaderente. Espalhe a mistura por toda a superfície da frigideira, de maneira que fique bem fininha. Doure dos dois lados, até que fique bem crocante. Sirva ao lado da lagosta.

 


Lagosta Divina
(Chefs Sol e Lenildo dos Santos, do Estalagem Caiuia, com participação de André Generoso, do restaurante Divina Gula)

Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes: 4 lagostinhos; 1/2 litro de creme de leite; 200 g de parmesão ralado; 4 gemas; 40 ml de água; 40 ml de vinho branco; 400 g de palmito picado.
Modo de preparo: Pique o palmito em cubos, passe na manteiga com cebola ralada e salsinha. Reserve. Reduza o creme de leite à metade e junte o parmesão. Em um recipiente de inox, coloque em banho-maria e bata as gemas, o vinho e a água até se tornar pastoso. Misture com o creme reduzido. Para montar o prato, encha o aro com o palmito, retire, cubra com o molho e gratine por cinco minutos a 170 graus. Coloque as lagostas grelhados ao lado.

 

 

Lagosta Lampião e Maria Bonita do Chef Iran Cavalcante da Companhia da Lagosta. Foto: Divulgação

Lagosta Lampião e Maria Bonita (em Vila de Taipa)
(Chef Iran Cavalcante – Companhia da Lagosta)

Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes: 200 g de calda de lagosta; 200 g de filé de camarão; 1 cebola ralada; 2 dentes de alho; 1 colher (sopa) de margarina; 300 g de mandioca cozida; 100 g de requeijão tipo catupiry; 100 g de muçarela ralada; azeite de dendê; 1 caixinha de creme de leite fresco; manjericão e pimenta de cheiro para aromatizar.
Modo de preparo: Tempere o filé da calda da lagosta e o camarão com o alho, a pimenta, o manjericão, o azeite de dendê e reserve. Doure a cebola na margarina e salteie a lagosta e o camarão, já temperados. Em um liquidificador, bata a mandioca



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados