Estresse feminino

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Augusto Bussab

Foto: Divulgação

 Você já deve ter dito a seguinte frase: estou estressada. Mas você sabe quais são os efeitos desse problema no nosso organismo? Na correria do dia a dia, as pessoas estão esquecendo de viver e isso gera o tão conhecido estresse. Um problema que tem como efeito secundário um desequilíbrio geral de nosso organismo.
Essa desarmonia pode ser verificada em vários sistemas de nosso corpo, como queda de cabelo, caspa e problemas dermatológicos como a psoríase, que é uma inflamação na pele. Ela pode atacar as mucosas, unhas e até mesmo as articulações, prejudicando principalmente a estética e a autoestima.
Além de apresentar problemas na pele, uma pessoa estressada pode ter uma ‘briga’ com o espelho e a balança, pois o estresse engorda. De maneira geral, ele atua nas glândulas suprarrenais, que facilitam a liberação de cortisona, hormônio responsável pelo acúmulo de gordura abdominal.
Como se não bastasse a parte estética, o estresse também pode alterar nossas defesas e atingir o sistema reprodutor. Nas mulheres, causa alterações no Ph vaginal, na regularidade do fluxo menstrual e na libido, além de provocar desconforto sexual, pois diminui a lubrificação e, em alguns casos, dificulta o processo de engravidar naturalmente. E isso pode ter uma solução mais simples do que parece. Sim, isso é possível. Mas é necessária uma atenção maior desta pessoa, que deverá mudar a própria rotina para uma dieta rica em frutas e verduras, com diminuição da ingestão de gorduras e açúcares. Portanto, nada de fast-foods.
Parece um lugar comum, mas praticar exercícios também melhora esta condição: eleva as sensações de prazer, bem-estar e satisfação, pois há a liberação do hormônio endorfina.
E além dessa vida natural, com frutas, verduras, muita hidratação e exercícios, não se esqueça de ter boas horas de sono, que variam de um organismo para o outro, mas que em média devem ser de pelo menos seis horas. Com essas medidas, você vai ficar bem mais calma e o seu organismo como um todo irá agradecer.

* Dr. Augusto Bussab é ginecologista e especialista em reprodução humana.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados