Livrai-nos da celulite, amém!

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Paula Nunes

Foto: Divulgação

 Qual mulher, nessa época do ano, não fica diante do espelho olhando aqueles indesejáveis furinhos, parecidos com casca de laranja? Sim, estamos falando da terrível celulite! Ela nada mais é do que uma inflamação crônica provocada por acúmulo de gordura e líquido nos tecidos, que dificulta a renovação celular.
Infelizmente, em virtude dos hormônios, da gestação, da maior quantidade de tecido adiposo e do menor índice de massa magra, a celulite é mais comum nas mulheres do que nos homens. Mas isso não significa que homens estejam isentos desse problema.
Embora seja frequentemente associada a situações em que existe excesso de peso, a celulite também aparece em pessoas magras. Neste caso, a questão genética e a falta de exercícios físicos são muitas vezes apontados como principais causadores. E não restam mais dúvidas de que a alimentação exerce papel fundamental na estética corporal. Existem alimentos que ajudam a limpar o organismo e que melhoram a circulação sanguínea, assim como outros que agravam a celulite.
Dentre os considerados vilões estão: chá preto, chá mate, café, bebidas alcoólicas, refrigerantes, produtos enlatados, doces e açúcares, carnes gordurosas, frituras, itens com alto teor de sódio, pizzas, queijos gordurosos, pães, biscoitos recheados e alimentos industrializados em geral. Tudo muito comum no nosso dia a dia.
Regular o intestino também pode auxiliar na melhora do quadro, já que a constipação prejudica a limpeza do organismo, acumulando toxinas. O perfeito funcionamento das células e dos órgãos ocorre somente quando o corpo está livre de toxinas e substâncias inflamatórias, e recebendo todos os nutrientes necessários para suas funções.
A ciência também já comprovou que há nutrientes com funções anti-inflamatórias, que podem ajudar na melhora do quadro. São eles:

- Potássio - Atua na regulação e equilíbrio dos líquidos corporais. Está presente em frutas, verduras e legumes crus.
- Ferro - Ajuda no combate à celulite por favorecer a oxigenação do sangue. Suas principais fontes são carnes, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, soja e grão-de-bico), vegetais verdes-escuros e açaí.
- Zinco - Participa dos processos de cicatrização e reprodução celular, sendo encontrado em frango, peixe, carne vermelha, grãos integrais e legumes em geral.
- Silício - Atua na reorganização da matriz do colágeno, permitindo o adequado fluxo de nutrientes e menor retenção de toxinas. Fontes: aveia, cevada, salsa, grãos integrais, cavalinha, alfafa, folhas verdes, beterraba, extrato de bambu, algas marinhas e grãos inteiros, como arroz integral, soja e aveia.
- Ômegas (3, 6 e 9) - Melhoram a circulação, auxiliam no combate às reações inflamatórias e protegem os vasos sanguíneos. Salmão, bacalhau, sardinha, atum e semente de linhaça são ricos neste nutriente.
- Boro - Mantém a organização das fibras elásticas; promove renovação celular; diminui o edema e a infiltração no tecido subcutâneo; melhora a regulação dos hormônios sexuais. Fontes: frutas, água, legumes, castanhas, grãos e cereais integrais.
- Vitaminas A, C, E e selênio - Considerados antioxidantes, auxiliam no combate a toxinas causadoras da inflamação do tecido adiposo. Suas principais fontes são frutos do mar, carne bovina, aves, castanha do Brasil, abacate, ameixa, banana, laranja, maçã, manga, abobrinha, brócolis, tomate e vegetais folhosos.
- Água - É fundamental ter uma ingestão superior a dois litros por dia. Isso estimula o funcionamento do sistema excretor, eliminando as toxinas e os líquidos acumulados.
- Polifenóis - Protegem os vasos sanguíneos e combatem os radicais livres. Fontes: semente e suco de uva e ameixa.
- Chás - São muito benéficos no tratamento da celulite. Existem os chás desintoxicantes e os anticelulíticos. No primeiro caso incluem-se o chá de salsa parrilha, de dente-de-leão, de alecrim e o chá verde, que auxiliam na queima de gordura corporal e, consequentemente, amenizam o aspecto da celulite. Os anticelulíticos, por sua vez, são os chás de cavalinha, castanha da Índia, gengibre e menta. O ideal é diversificar, para que o organismo não se acostume e a infusão deixe de fazer efeito.

Além de incluir os alimentos recomendados no cardápio, já existem no mercado as opções dos nutricosméticos - ou seja, cápsulas de nutrientes contendo vitaminas, minerais, aminoácidos e compostos bioativos. Quando associados a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, eles têm mostrado excelentes resultados. E como o ano está acabando, que tal incluir na lista de ‘promessas para 2014’ os hábitos de refeições equilibradas, se exercitar e pensar positivamente? Sim, porque bons pensamentos ajudam a manter o organismo desintoxicado!

* Dra. Alessandra Paula Nunes é nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e mestre em cardiologia.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados