9º Festival de Cinema Italiano

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 Hoje começa o 9º Festival de Cinema Italiano no Brasil. O evento que acontece no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, apresenta uma retrospectiva dos renomeados irmãos Paolo e Vittorio Taviani com filmes em tom poético, realista e até irônico com ideais das diversas gerações da Itália atual e passada. Além disso, será possível assistir alguns dos documentários do cineasta Franco Brogi Taviani.

O festival acontece principalmente para promover o Novo Cinema Italiano e também apresenta um ponto entre as gerações do cinema italiano, trazendo com si continuidade e tradição.
Para este ano os filmes consagrados apresentados serão o de Paolo Sorrentino com o longa “A Grande Beleza”, Franco Brogi Taviani com o drama “Gli Sconosciuti”, e as comédias “Pazze di Me” de Fausto Brizzi, “Benur - Un Gladiatore In Affitto” de Massimo Andrei e “Buongiorno Papá” de Edoardo Leo. 
 
Representando o mundo contemporâneo a exibição fica por Davide Marengo com o “The Lithium Conspiracy - Una breve storia di lunghi tradimenti”, Roberto Andò com a trama de “Viva la Libertà”, Maria Sole Tognazzi com a comédia dramática “Viaggio Sola” e Rocco Papaleo com “Una Piccola Impresa Meridionale”, que abre o Festival, com estreia mundial, e com a presença do consagrado e brilhante ator da nova geração Riccardo Scamarcio. Apresentando ao Brasil a nova safra do cinema italiano contemporâneo destaca-se ainda na direção a atriz Valeria Golino com o drama “Miele”, o ator Alessandro Siani com a comédia “Il Principe Abusivo” e Daniele Grassetti com a comédia dramática “Tre Giorni Dopo”. 
 
“As Aventuras de Pinóquio” dirigida por Enzo D’Alò é a grande novidade e traz uma fiel releitura da inesquecível fábula de Pinóquio, baseada no romance de Carlo Collodi.
 
Serviço: 
18 a 22/11 – Workshop "Imigração Italiana", com Franco Brogi Taviani, na FAAP.
23 a 27/11 – Retrospectiva Irmãos Taviani no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
28/11 a 5/12 – Mostra contemporânea (Cine Sabesp, Cinemark e Reserva Cultural).
25/11 – 
18h30 coquetel e cerimônia de abertura do 9º Festival em São Paulo
20h30 exibição do filme inaugural UNA PICCOLA IMPRESA MERIDIONALE em estreia mundial, comédia dirigida por Rocco Papaleo e estrelada por Riccardo Scamarcio.
Local: Auditório Ibirapuera Portão 3
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados