Reabilitação neuromotora

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Regiane Krakauer Kuhn

Foto: SXChu

 A intervenção precoce no tratamento de crianças com lesão do sistema nervoso central (paralisia cerebral) ou atraso de desenvolvimento neuromotor é de fundamental importância. Diversas abordagens em reabilitação podem ser utilizadas e cada uma delas tem seu fundamento. Aqui mostrarei duas técnicas que se destacam pelos resultados obtidos.

O método Cuevas Medek Exercise, criado pelo fisioterapeuta chileno Ramon Cuevas nos anos 1970, pode ser aplicado em crianças a partir de 3 meses de vida. Propõe exercícios dinâmicos e desafiadores que promovem o estímulo cerebral necessário para a aquisição de reações de equilíbrio, bem como o ganho de força muscular.

O CME preconiza que devemos dar o mínimo de suporte possível para provocar o cérebro a reagir e, assim, formar novas conexões. Caixas, tábuas, cubos de madeira, bolas, discos, tubos e antiderrapantes são alguns itens utilizados na terapia.

Outra abordagem de grande valia, e que chegou ao Brasil há pouco tempo, foi criada pelos fisioterapeutas Izabela e Richard Koscielny, pais de Kaya, diagnosticada com paralisia cerebral.

Batizado de TheraSuit – nome dado ao traje desenvolvido para contrapor os efeitos negativos sofridos pelos astronautas durante a permanência longa no espaço –, ele foi sendo modificado durante as últimas décadas para ser usado em portadores de disfunção neuromotora.

Seu uso proporciona uma grande percepção do corpo, o que chamamos de propriocepção profunda, e é uma ferramenta importantíssima no trabalho. O traje TheraSuit consiste em diversos elementos, como boné, colete, calção, joelheiras e sapatos, que são conectados entre si através de um sistema de faixas elásticas.

São agentes facilitadores deste processo:

1) ‘Gaiola’ (Universal Exercise Unit) – Espaço dedicado a uma parte da prática onde vários exercícios acontecem;

2) Spider – Sistema de elásticos que permite exercícios nos três planos, ou seja, tridimensionais, para maior integração de movimento e função.

O Therasuit pode também ser útil de forma extensiva, intercalando-se com a fisioterapia tradicional, Bobath, CME, entre outras técnicas.

Regiane Krakauer Kuhn é fisioterapeuta, proprietária da Fisioclínica ABC e especialista nos métodos Bobath (infantil e adulto), Cuevas Medek Exercises e TheraSuit.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados