Dieta com grãos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

O verão está chegando e logo os cardápios de festas de fim de ano começam a chamar mais atenção. Se você ainda não está contente com o seu corpo e acha que não dá mais tempo para perder uns quilinhos, fique atenta! Mudar a alimentação e acrescentar grãos ao cardápio pode fazer toda a diferença.

 
Grãos como quinoa, feijão-branco e linhaça são essenciais para quem está em busca de uma dieta balanceada. Segundo a ortomolecular Anna Bordini tais grãos completam uma dieta e podem auxiliar a eliminação do peso, além de prevenir e diminuir as chances de certos problemas de saúde. “Os grãos são indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol, celulites ou para quem está em busca de uma alimentação saudável. A melhor forma de consumi-los é adiciona-los em frutas, saladas, iogurtes ou sopas. Em relação à quantidade recomento uma colher de sopa em cada refeição já é suficiente”, comenta.
 
A mudança não precisa ser radical e pode ser feita aos poucos, por exemplo, troque a farinha branca e faça pães e bolos com amaranto. Seus flocos podem ser processados e transformados em farinha. Porém cuidado, o ideal é consumir uma colher por dia. Já a quinoa pode ser usada de diversas formas, uma delas é na preparação de folhas refogadas ou até mesmo com arroz e saladas.
 
A linhaça pode ser acrescentada em sucos, chás, frutas, iogurtes e até salpicar na refeição. Para consumi-la, triture as sementes e guarde em potes de vidro bem fechados, conserve na geladeira durante três dias. Outra opção funcional é a chia, que também podem ser acrescentadas em sucos e chás.
 
Além disso, o feijão-branco é excelente para ser consumido como farinha. A recomendação para esse tipo de grão é a ingestão de uma colher de café antes do almoço diluída em pequena quantidade de água. O consumo pode ser feito no máximo de 30 a 40 dias. Isso porque o feijão cru tem toxinas, que em grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde. Ele também pode ser acrescentado em receitas de pães e no molho citronet especial para saladas.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados