Regras de etiqueta

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Pequenas atitudes podem destruir uma celebração tão importante.

 Tanto os convidados, quanto os noivos, devem tomar alguns cuidados com relação a comportamento durante a cerimônia e a festa. Para que tudo ocorra bem e não haja confusão, assim como os convidados esperam respeito dos noivos, os noivos esperam respeito de seus convidados.

 
Se você foi convidado para uma cerimônia de casamento, fique atento a algumas regras de etiquetas que parecem obvias, mas nem sempre são respeitadas:
 
-Fique atento ao traje, não exagere e nem peque pela falta, tente seguir o solicitado no convite.
 
-Respeite o horário e evite atrasos, alguns cerimonias atrasam para começar e nem sempre é por culpa da noiva, as vezes, a noiva está pronta, mas fica aguardando os convidados chegarem e se acomodarem.
 
-Caso chegue cedo demais e tenha a opção de escolher o lugar para se sentar, não sente nas primeiras fileiras se você não é da família. Opte pelas fileiras do meio.
 
-Se você chegar atrasado não fique escolhendo lugar, sente-se no local mais fácil, evitando chamar a atenção e fazer barulho. Caso não tenha lugar, fique em pé ao fundo da igreja ou salão.
 
-Não bata papo e cumprimente seus amigos e conhecidos de maneira discreta, principalmente se a cerimonia já tiver começado. Você terá tempo suficiente de conversar com todos na festa.
 
-Deixe seu celular desligado ou no silencioso. Não deixe para vibrar, pois muitos aparelhos mesmo nessa função fazem muito barulho. Ficar mexendo no celular e mandando mensagens a cerimonia inteira é falta de respeito, ou seja, só o utilize em caso de emergência.
 
-Se os noivos não te pediram, não fique tirando fotos ou pelo menos evite o uso do flash que poderá atrapalhar a iluminação da equipe de filmagem e fotografia.
 
-Respeite as regras de cerimônia religiosa. Se for solicitado que fique em pé ou estique um braço para frente, cumpra o solicitado.
 
-Mesmo que a cerimonia não seja da sua religião ou esteja longa e cansativa permaneça no local, pois sair e ficar do lado de fora é muita falta de respeito.
 
-Os noivos não costumam cumprimentar todos os convidados logo após a cerimônia, caso você não consiga falar com eles nesse momento aguarde até a festa, lá você será livre para cumprimenta-los, indicando a sua presença.
 
Se você é o noivo ou a noiva, fique sabendo que é comum um ou outro convidado exagerar na bebida e acabar falando ou agindo de forma inconveniente. Mas tente não se preocupar com esse ponto, apenas converse com a equipe de assessoria ou organização antes ou caso não tenha contratado, peça para que seus familiares e padrinhos fiquem atentos. Os oriente a conversar com algum amigo próximo ou parente da pessoa que está sendo inconveniente, dando um toque para que a pessoa se acalme.
 
Apenas em casos mais extremos deve se pedir para o convidado se retirar do local, antes disso o leve para um local reservado e afastado dos demais convidados porque o convidado pode não aceitar muito bem o pedido de retirada e armar um escândalo. 
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados