Mitos e Verdades

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Algumas dúvidas são comuns durante a gravidez, principalmente com as mãe de primeira gestação. As mamães se perguntar sobre a pratica de exercícios, ingestão de frutos do mar e tingir os cabelos. É normal que as mulheres tenham que ter alguns cuidados especiais durante esse período, de acordo do com a ginecologista e obstetra Janifer Trizi, do Hospital e Maternidade Brasil, o período de gravidez é um momento de precauções. “É importante que as gestantes tomem os cuidados necessários de acordo com cada caso e sempre esclareça as dúvidas com o especialista”, afirma a profissional.

A médica especialista pontuou alguns mitos e verdades frequentes durante a gestão:

Grávidas podem ter manchas no rosto
VERDADE: Devido às alterações hormonais da gestação isso pode aumentar, mas ocorrem em qualquer período. Imprescindível o uso de protetor solar todos os dias, mesmo nos mais nublados.
 
Mulheres não podem praticar sexo durante a gestação
MITO: Podem praticar sexo durante todo o período. É necessário apenas adaptações das posições para que não haja incômodo para mamãe e bebê. Só há restrições em situações, como sangramento e descolamento da placenta, que deve manter a abstinência e procurar ajuda médica.
 
Bebida alcóolica é proibida na gestação
MITO: Desde que ingerida socialmente e com moderação, a bebida alcoólica é liberada no período.
 
Na gestação não pode pintar o cabelo
MITO: Após o quarto mês de gestação o uso de produtos para cobrir cabelos brancos é permitido, exceto procedimentos mais agressivos como escovas progressivas que possuem formol em sua fórmula.
 
A ingestão de frutos do mar pode ser feita normalmente
MITO: Durante a gravidez, as mulheres passam boa parte de suas defesas para os bebês, portanto, ficam mais suscetíveis às doenças. Como os frutos do mar e alimentos mal passados, como carne cruas ou mal cozidas, são grandes transmissores de vírus e bactérias, devem ser evitados.  
 

 

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados