Excesso de água

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Geralmente, quando abordamos temas relacionados a saúde e beleza vemos a indicação de que sempre devemos nos hidratar com água. Quem nunca ouviu dizer que o indicado é consumir o mínino de 2 litros de água por dia? Alguns estudiosos tem contestado tal quantidade e até afirmado que água em excesso faz mal à saúde e pode até ser fatal.

A água é o liquido mais consumido no mundo. Além de ser essencial ao nosso corpo que é 66% composto desse elemento, ela tem baixo custo, contém sais minerais e não é calórica. Porém, não existe uma indicação geral de consumo por dia. Cada pessoa tem que se atentar a sua quantidade, que pode variar de acordo com peso, idade, gênero, nível de exercícios físicos, clima da região, alimentação, função renal e grau de hidratação.
 
O excesso de água pode ocasionar problemas a saúde e até mesmo levar a morte. Ao beber muito líquido é possível que aconteça uma sobrecarga renal, edema cerebral e em casos extremos é possível que ocorra hiponatremia, também conhecida como intoxicação por água, que diminui o nível de sódio do sangue. Apesar de ser um fenômeno pouco visto acontece na maior parte com esportistas.
 
Estudos realizados por especialistas apontam que o ideal é não consumir mais de 35ml de água por quilo de peso em um dia, a média apontada por este cálculo é mais certeiro do que exatamente os 2 litros de água, apesar de também, não considerar as atividades cotidianas do consumidor e seus hábitos. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados