Convivência em condomínios

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 A convivência em condomínios, seja ele de casa ou apartamentos, nem sempre é fácil e harmoniosa. Porém, quando os moradores seguem as regras, o convívio se torna muito mais tranquilo. De acordo com Marcos Melo, especialista em condomínios, manter uma boa comunicação, ser cordial e respeitoso também é essencial para um bom convívio. 

Em alguns condomínios as regras são formadas a partir da votação dos próprios moradores. O síndico que tem o papel de colocá-las em pratica e tomar providências para que os moradores e funcionários também as respeitem. “Logicamente, para que se mantenha a ordem, apenas uma pessoa tem a função de administrar e coordenar, pois imagine a bagunça se todos resolvessem ditar ordens e distribuir broncas.”, explica Marcos.
 
Os funcionários e moradores devem se respeitar, ambos devem ter postura ética e se tratar com educação. Os funcionários devem cumprir o seu trabalho, caso isso não aconteça, o morador não deve iniciar uma discussão e sim informar o síndico ou zelador, que será responsável por conversar com o responsável pela função não executada. O síndico, em respeito, deve dar um retorno ao morador.
 
Para facilitar o relacionamento dentro dos condomínios, os especialista passou algumas regras a serem seguidas:
 
1. Nas normas do condomínio deve estar bem explicado como deve ser uma convivência cordial com os funcionários e nas assembleias isso deve ser reforçado.
 
2. Em caso de problemas, o síndico ou zelador devem ser informados ou cria-se um livro de ocorrências. A hierarquia deve ser respeitada, quem orienta os funcionários são apenas o síndico e o zelador.
 
3. Os funcionários não devem aceitar atribuições de tarefas que os desviarão de sua função.
 
4. Os moradores não devem pedir favores que estão fora da função do trabalhador.
 
5. O síndico pode utilizar cartazes para alertar os funcionários e também os condôminos, lembrando as regras de convívio.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados