Esportes para cada fase

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

As crianças dos dias atuais passam mais tempo se divertindo e brincando com vídeo games e eletrônicos que acabam não praticando nenhum tipo de atividade física.

 
Praticar exercício físico é importante para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Os pais devem incentivar o seu filho e despertar essa vontade neles. 
Cada fase da criança e do adolescente é recomendado um tipo especifico de atividade física. De acordo com o ortopedista pediátrico do Hospital e Maternidade São Luiz, Dr. Fabiano Prata, “Para encontrar a atividade mais adequada para casa período da infância, é importante respeitar o estágio de desenvolvimento neuropsicomotor da criança de acordo com sua faixa etária”.
 
Fazendo com que as crianças se sintam brincando e se divertindo do que realmente praticando um exercício, torna o habito mais fácil. As atividades não devem ser muito pesadas para não sobrecarregar a criança, pois pode ocasionar problemas na formação dos músculos, principalmente durante a fase infantil, período de crescimento ósseo e amadurecimento biológico.
 
Conforme o médico, até completar o primeiro ano de vida, é indicado que as atividades básicas sejam caminhar e nadar. De 1 a 6 anos, além da natação, a criança deve subir e descer escadas e se adaptar aos diferentes terrenos. Entre 6 e 12, os pais já podem pensar em diferentes esportes para que ela possa aprender técnicas e regras, verificando assim, suas aptidões físicas e estimulando a competitividade.
 
Esportes coletivos como vôlei, futebol e basquete, além de trabalhar a musculatura, também atuam no aspecto psicológico, auxiliando a criança a trabalhar em equipe, conviver com diferentes tipos de personalidades, aprender a perder e ganhar.
 
Ter contato com exercícios e hábitos saudáveis desde a fase infantil, colabora para um crescimento saudável com melhor qualidade de vida quando adulta, prevenindo assim, doenças causadas pelo sedentarismo.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados