Natação em todas as idades

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Marcelo Cantarelli

No útero materno, o bebê já está em contato permanente com a água. Por isso, a prática da natação é tão indicada a partir dos primeiros meses de vida. Nessa fase, que pode iniciar a partir dos seis meses, o esporte já traz inúmeros benefícios nos aspectos físico, mental e emocional. O fortalecimento cardiorrespiratório é percebido rapidamente, assim como o aumento da imunidade. A prática regular aumenta a resistência do organismo e contribui para a melhora do sono, do apetite e do crescimento.

Outro ganho é na parte afetiva. Por estarem na piscina, sempre acompanhadas pelos pais, as crianças interagem mais, tornando-se mais confiantes e seguras, sem medos ou aflições. No quesito disciplina e convívio social, elas aprendem noções de limites e de cooperação perante o grupo.

Independentemente da idade, os esportes aquáticos – que englobam a natação, a hidroginástica, a hidroterapia, entre outras modalidades – são excelentes para iniciantes e para o aperfeiçoamento do treino de atletas profissionais. Para ter uma vida mais saudável, todas as pessoas deveriam treinar pelo menos duas vezes por semana. Na Austrália, por exemplo, a natação é uma disciplina obrigatória no currículo escolar, devido aos benefícios que propicia ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Com o advento de técnicas inovadoras, o aprendizado e o aperfeiçoamento da natação tornaram-se mais dinâmicos, o que torna a prática ideal também para jovens e adultos. Presente em mais de 250 estabelecimentos de 117 cidades em 20 Estados do Brasil, a Metodologia Gustavo Borges, que leva o nome do medalhista olímpico, traça objetivos bem alinhados para as diferentes faixas etárias. As aulas são encantadoras e muito estimulantes.

O segredo para o envelhecimento tardio e saudável também está nas piscinas. Na terceira idade, a prática regular agrega melhorias para o condicionamento aeróbico, pois garante mais força, resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e recuperação dos movimentos. Além disso, o exercício ajuda no combate ao colesterol, ao excesso de peso e às dores ocasionadas pela artrose, já que a atividade favorece a lubrificação das articulações. Outras vantagens são o baixo impacto e o poder relaxante da água, que são excelentes também para combater o estresse e para a melhora da autoestima.  




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados