Comer, comer

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloísa Cestari

Livro traz ideias divertidas de receitas

Todo mundo sabe que crianças devem comer de tudo. Mas, na prática, a tarefa de balancear o cardápio dos pequenos não é nada fácil. Como a maioria não se joga no chão do supermercado bradando por brócolis como no comercial de TV, o jeito é mostrar a importância de uma alimentação saudável e abusar da criatividade para adaptar as refeições ao universo infantil.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição, Maria Lucia Tafuri Garcia, é fundamental que os petizes vejam a comida como algo divertido. “A criança precisa interagir com os alimentos. Deve-se incentivá-la a fazer o próprio prato, escolher itens coloridos, relacionar ingredientes a sentimentos bons.”

No livro Guia Descomplicado da Alimentação Infantil (Editora Abril, 232 páginas, R$ 39,90), o médico Mauro Fisberg e a nutricionista Priscila Maximino relacionam as porções ideais de cada nutriente conforme a idade e dão dicas de como desenvolver bons hábitos à mesa, além de fornecer 40 receitas simples, mas com apresentação diferenciada, para atrair os olhares dos pequenos. Confira a seguir e boa sorte.

Polpetone recheado

Rendimento: 4 porções
Ingredientes do polpetone: 250 g de carne moída; 1 cebola pequena ralada; 2 fatias de pão de fôrma esfarelado; 1 clara; salsinha picada a gosto; 1 colher (café) de sal.
Ingredientes do recheio: 1/4 de xícara (chá) de muçarela picada; 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado; 1/2 xícara (chá) de espinafre cozido e espremido.
Ingredientes da cobertura: 1 clara ligeiramente batida; 1/2 xícara (chá) rasa de farinha de rosca; orégano a gosto; 1 colher (café) de sal; 1 colher (sopa) de azeite de oliva para pincelar e untar; espaguete cozido, ervilhas, tomate cereja e manjericão fresco para decorar.
Modo de preparo: Em um recipiente, coloque a carne, a cebola, o pão, a clara, a salsinha e o sal. Misture bem e divida em quatro porções. Deixe na geladeira por 20 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o recheio: amasse a muçarela, misturando-a com o parmesão e o espinafre. Faça quatro bolinhos achatados e coloque uma colher (sopa) de recheio em cada. Feche bem e passe pela clara e pela farinha de rosca misturadas com o orégano e o sal. Coloque em uma assadeira untada com metade do azeite. Por fim, pincele os polpetones com a outra metade do azeite e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando no meio do cozimento. Retire. Para montar a bonequinha, use espaguete cozido, manjericão, ervilhas e tomate. Sirva em seguida.

Panqueca de aveia com escarola

Rendimento: 6 porções
Ingredientes da massa: 1 copo de leite (250 ml); 3/4 de xícara (chá) de farinha de aveia; 2 colheres (sopa) de óleo de canola; sal a gosto; 2 ovos.
Ingredientes para o recheio: 1 pé de escarola picada; 1/2 cebola picada; 2 dentes de alho picados; brócolis e ervilhas para decorar.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e reserve. Unte uma frigideira com óleo e espalhe uma porção de massa com cuidado, para que fique fina. Deixe dourar dos dois lados e coloque em um prato. Repita a operação até terminar toda a massa. Refogue todos os ingredientes do recheio em uma panela e deixe esfriar. Ponha o recheio no centro da panqueca e enrole-a. Em um prato, disponha a panqueca para formar o tronco e use ramos de brócolis para a copa da árvore. Ervilhas cumprem o papel dos frutos.

Berinjela Recheada

Berinjela recheada

Rendimento: 2 porções
Ingredientes: 2 berinjelas; 200 g de muçarela picada; 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva; 1/2 cebola picada; 2 dentes de alho; salsinha e ervas finas a gosto; cebola e azeitonas pretas para decorar.
Modo de preparo: Corte as berinjelas ao meio e retire um pouco da polpa. Reserve uma fatia de muçarela. Então, misture o restante do queijo com as ervas finas, o azeite, a cebola e o alho. Tempere com a salsinha e sal a gosto. Recheie as berinjelas e cubra cada uma com meia fatia de muçarela. Asse em forno preaquecido a 180ºC durante 15 minutos. Use pedaços de cebola e de azeitonas pretas para formar as patas.

Sanduíche de queijo com tomate

Rendimento: 1 porção
Ingredientes: 3 fatias de pão de fôrma integral; 1 colher (sopa) de purê de tomate; 2 fatias de peito de peru; 2 fatias de queijo muçarela; 1 tomate; rúcula a gosto; 1 azeitona preta sem caroço e tiras de cenoura para decorar.
Modo de preparo: Corte as fatias de pão em formato arredondado. Preaqueça o grill em temperatura alta; Espalhe o purê em uma fatia de pão. Cubra com o peito de peru, 1 fatia do queijo, duas de tomate e a rúcula. Feche com a outra metade do pão e leve ao grill por cerca de três minutos. Coloque o sanduíche em um prato. Com a terceira fatia de pão, cortada ao meio, faça as orelhas. Decore com a outra fatia de muçarela. Faça os olhinhos com pedacinhos de queijo e gotas de purê de tomate. Use discos de peito de peru para o focinho e acrescente tiras de cenoura para os bigodes. Por fim, faça o nariz com a azeitona preta sem caroço. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados