Brincando de decorar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isadora Almeida

Não é porque são pequeninas que as crianças não podem opinar e querer um cantinho só delas. Para agradá-las, vale brincar de misturar gostos, cores e texturas, deixando o ambiente aconchegante, delicado e criativo. Confira a seguir dicas que garantem um toque especial ao quarto dos petizes, e que servem tanto para recém-nascidos quanto para os que já entendem o significado da palavra decoração.

Projeto de Estela Netto traz duas arandelas próximas ao berço. Foto: Daniel Mansur

Iluminação

É imprescindível um abajur no quarto do bebê. Como a tarefa de fazê-lo dormir nem sempre é fácil, nenhuma mãe quer correr o risco de acender a luz e despertá-lo. A dica é ter o objeto perto do berço, para poder ficar de olho sem atrapalhar o sono do filho. O projeto de Estela Netto traz duas arandelas com o nome da arquiteta, desenvolvidas pela Abatjour de Arte. Feitas de bronze com cúpula de linho, elas ladeiam o berço, velando os sonhos do ‘pequeno príncipe’.

Móveis

A arquiteta Adriana Victorelli sugere que os móveis fiquem perto uns dos outros. “Mesmo se o espaço for grande, facilita a vida da mãe se o berço, o trocador e a cômoda forem colocados próximos, assim como instalar uma mesa lateral ao lado da poltrona de amamentação”, explica. A VS Design criou um quarto em tom bege, que é suave e feito para durar, uma vez que atende às demandas de um futuro quarto infantil, juvenil e até adulto.

Adesivos

Abuse deste apetrecho. Assim como as crianças crescem rápido, os gostos variam bastante. A praticidade dos adesivos evita dores de cabeça e eles são um item de decoração econômico, fácil de encontrar. Para quem busca originalidade, já é possível comprar versões personalizadas. O ambiente planejado pela Neo Arq traz adesivo na parede que dá toque especial combinado com as cores dos móveis.

Patrícia Duarte criou o quarto da menina com prateleiras que mantém objetos no alto. Foto: Divulgação


Nichos e prateleiras

Procure manter objetos no alto. Assim, a criança terá espaço suficiente para brincar e o risco de acidentes será menor. Além de eficientes, as prateleiras permitem que os brinquedos fiquem à mostra, deixando o quarto com a cara da fase e idade dos rebentos. Na foto vertical, o quarto de bebê desenvolvido pela dupla Cínthia Garcia e Andreia Karalkovas para um casal de São Caetano; e na imagem horizontal, o ambiente de menino idealizado pela arquiteta Patrícia Duarte.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados