O caliente sabor do gengibre

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Foie gras Patrick Terrien. Foto: Divulgação

Afrodisíaco e de paladar picante, o gengibre aquece pratos e relações. Originária da Ásia, a planta chegou ao Brasil no fim do século 16 e adaptou-se bem ao nosso clima. Além de ter efeito estimulante e prolongar a função erétil, sua raiz reforça o apetite e alivia inflamações por todo o corpo, inclusive as provocadas por gripes e resfriados. É excelente para curar ressaca, dor de garganta, náuseas (principalmente na gravidez), diarreia e ainda fortalece o sistema nervoso. Na medicina ayurvédica, diz-se que é só esmagar o rizoma do gengibre e aplicá-lo na testa para sanar dores de cabeça. E ele também é um santo remédio para quem precisa preservar a voz, como cantores, locutores e profissionais de dublagem. Mas não é recomendável mascá-lo antes do ofício, pois o ingrediente possui substâncias com propriedades anestésicas que diminuem a emissão vocal. O produto pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado, tanto em pratos doces quanto salgados. Basta usar a criatividade.

Foie gras Patrick Terrien
(Chef Eliane Carvalho – Restaurante Brie Restô)

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes: 4 escalopes de foie gras de 60 g; 4 escalopes de foie gras de 30 g; 4 pedaços de foie gras de 15 g; 3 maçãs vermelhas; 50 g de manteiga; 1 pitada de açúcar; 1 pitada de canela; sal e pimenta a gosto.
Ingredientes do chutney de beterraba: 150 g de beterraba cozida em cubinhos; 20 g de vinagre de maçã; 50 g de açúcar; 20 g de gengibre ralado.
Ingredientes do molho: 300 ml de cidra reduzida com 30 g de açúcar para 150 ml; 200 g de manteiga gelada em cubinhos.
Modo de preparo do chutney de beterraba: Derreta o açúcar lentamente, sem deixar dourar muito. Adicione o vinagre de maçã, os cubinhos de beterraba e o gengibre. Cozinhe por 15 minutos e reserve.
Modo de preparo do foie gras: Corte cada maçã em três rodelas (serão 12 rodelas, sendo três por pessoa). Em uma frigideira, derreta a metade da manteiga, polvilhe com um pouco de açúcar e canela e doure a metade das rodelas. Repita o processo com o restante. Reserve. Tempere os escalopes de foie gras com sal e pimenta. Doure rapidamente na mesma frigideira onde caramelizou as rodelas de maçã. Coloque a redução da cidra em uma panelinha e espere aquecer. Vá adicionando os cubos gelados de manteiga e batendo sem parar com um batedor, até emulsionar. Antes de montar, aqueça ligeiramente as rodelas de maçã caramelizadas. Monte em camadas: a maior rodela de maçã primeiro e o maior escalope. Depois, a rodela média e o escalope médio. Por fim, a rodela menor e o pedacinho de foie gras. Cubra com o molho de cidra, coloque duas pequenas porções do chutney de beterraba nas laterais, decore com alecrim e sirva imediatamente. A decoração com redução de vinagre balsâmico é opcional.

Sopa de pinhão com gengibre e hortelã flambados na cachaça
(Chef Beto Daidone – Restaurante Club A)

Ingredientes: 500 g de pinhão cozido e fatiado; 1/2 maço de hortelã picada; 1/2 maço de salsinha picada; 50 g de gengibre sem casca picado; 2 litros de caldo de legumes; 150 ml do caldo de cozimento do pinhão; pimenta calabresa seca; 50 ml de cachaça; 30 g de manteiga sem sal; sal a gosto; 100 g de cebola bem picada.
Modo de preparo: Lave bem os pinhões e deixe-os em solução de cloro por 20 minutos (é preciso deixá-los bem higienizados para utilização do caldo do cozimento). Derreta a manteiga. Junte a cebola, o gengibre, o pinhão fatiado e refogue-os por dois minutos em fogo alto (a panela deve estar bem quente). Coloque a cachaça de uma só vez (faça movimentos circulares com a panela sem tirar do fogo) até a bebida entrar em combustão. Quanto sumirem as chamas, junte a hortelã, a salsa e a pimenta e refogue-as por mais um minuto. Ponha os caldos, regule o sal e sirva bem quente. Dica do chef: sirva esta sopa com croûtons de ervas. Um vinho tinto pinot noir sul-africano também vai muito bem.

Peixe assado com alho, gengibre e pimenta

(Nutricionista Brunna Reis – Dietas Delivery)

Ingredientes: 2 kg de peixe (linguado, pescada, namorado, robalo ou dourado); 2 dentes de alho amassados e picados; caldo de 2 limões; cheiro-verde picado a gosto; 2 folhas de louro; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; sal marinho, pimenta e gengibre ralado a gosto.
Modo de preparo: Deixe o peixe limpo, inteiro, de molho em todos os ingredientes acima (com exceção do azeite) durante duas horas. Coloque o peixe em uma assadeira, derrame por cima os temperos em que ele ficou marinando, acrescente por cima também o azeite e leve para assar em forno moderado por 15 minutos, banhando de vez em quando com os temperos. Depois, forno quente até dourar bem.

Cookies de aveia com gengibre. Foto: Divulgação
Cookies de aveia com gengibre
(Vigilantes do Peso)

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 30 porções
Ingredientes: 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/3 de xícara (chá) de gengibre cristalizado picado fino; 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó; 1/4 de colher (chá) de sal; 3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo; 5 colheres (sopa) ou 75 ml de manteiga sem sal derretida; 1 ovo; 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180ºC. Use óleo em spray para untar uma assadeira antiaderente grande de assar biscoitos. Em uma tigela média, misture a aveia, a farinha de trigo, o gengibre, o fermento e o sal. Em uma batedeira, com velocidade média, bata o açúcar mascavo com a manteiga até formar um creme. Acrescente o ovo e a essência de baunilha e bata novamente. Adicione os ingredientes secos e bata pulsando até formar um creme espesso. Com a ajuda de uma colher de sopa, espalhe 30 porções na assadeira a uma distância de 3,5 cm. Asse por 15 a 17 minutos, até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Os biscoitos podem ser mantidos em recipiente hermé


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados