Programa de combate ao tabagismo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Além de ser prejudicial à saúde, o cigarro também prejudica o rendimento dos fumantes no dia a dia. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde, 4,9 milhões de mortes ao ano acontecem por causa do tabagismo. Já a Organização Internacional do Trabalho afirma que por causa do tabaco ou álcool, trabalhadores ficam 8 dias afastados, em média.

Pensando na saúde dos funcionários e resultados mais eficazes em empresas, “Deve haver então uma mudança urgente nas duas partes, tanto do funcionário, que precisa cuidar de sua saúde e entender que um ‘cigarrinho’ vai sim, prejudicar sua vida, mas também as empresas, que devem estar atentas à qualidade de vida de seu colaborador”, de acordo com Evelen Spilla, enfermeira e diretora da WED Consultoria. 

Outros estudos ainda apontam que o trabalhador que fuma costuma atrasar ou sair mais cedo do que os outros funcionários, além das pausas ao longo do dia para fumar. “Aquele cigarrinho que o funcionário para rapidamente, sai do escritório, por 10 ou 15 minutinhos, se você somar ao longo de um ano, verá que cada colaborador trabalha duas semanas a menos que os demais”, comenta Evelen.
 
A nutricionista sugere um programa de 12 semanas, do qual as empresas devem incentivar os seus funcionários fumantes a largarem o vício e terem mais cuidados com a própria saúde, mudando a alimentação e adquirindo mais hábitos saudáveis ao dia a dia. “É um programa para promoção de hábitos saudáveis como combater o tabagismo, a adoção de uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, a manutenção de um peso adequado, além de níveis normais de colesterol, pressão arterial, glicemia e circunferência de cintura”, explica a nutricionista.
 
Os "números" esperados, após o programa ser adotado, se referem a:
Fumar 0 cigarros;
Comer pelo menos 5 porções de frutas e verduras por dia;
Caminhar pelo menos 30 minutos no mínimo 3 x semana;
Manter um índice de massa corporal (IMC) igual ou inferior a 25;
Manter seu colesterol igual ou inferior a 200;
Manter sua glicemia entre 80 e 120;
Manter sua pressão arterial igual ou inferior a 120 x 80 e;
Manter sua circunferência de cintura menor que 80 para mulheres e menor que 94 para homens. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados