Intercâmbio

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

O intercâmbio está relacionado a troca, seja ela de mercadoria, cultura ou experiência. Hoje é principalmente utilizado para classificar o período que um estudante ou trabalhador passa em outro país adquirindo novos aprendizados. A maioria das viagens é feita por aqueles que querem ter maior domínio de uma língua.

 
Existem agências de intercâmbio há muito tempo, mas com o crescimento da globalização, no século XX, a prática se tornou muito mais comum. A família dos interessados se sentem mais seguras, já que além da comunicação ter se tornado mais fácil e rápida, os meios de transportes também se desenvolveram mais, facilitando assim, as visitas e até mesmo a volta.
 
De acordo com uma pesquisa da Belta, Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, só no ano de 2012, por 81 agências de intercâmbio brasileiras, 175 mil brasileiros foram estudar em outro país. A maioria dos intercambistas está na faixa etária entre 18 e 30 anos. 
 
Além de aprender uma nova língua, o estudante convive com uma família adquirindo novas experiências, conhecendo outra cultura e se tornando mais responsável, pois recebe novas tarefas e desafios. Ter uma experiência de intercâmbio acrescenta uma chance extra no currículo, hoje muitas empresas reconhecem esse diferencial. 
 
O investimento e a saudade são grandes, mas vale a pena, já que o nosso conhecimento é o que temos de mais valioso. Antes de fechar a sua viagem verifique com qual agência você quer viajar, busque indicações e opiniões de fontes seguras. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados