Estação da bronquiolite

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Sonia Colina

Foto: Shutterstock
Falta de ar, irritação, respiração com chiado no peito, choro frequente e tosse podem ser sinais de bronquiolite. Causada por alguns vírus, especialmente pelo Sincicial Respiratório (VSR), a doença acomete crianças de até 2 anos, geralmente nos seis primeiros meses de vida. A incidência aumenta no outono/inverno e, pela alta contagiosidade, os riscos são maiores principalmente em crianças que frequentam creches e escolinhas.
A bronquiolite tem como consequência a inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões, que são os bronquíolos, já que o muco é acumulado dificultando a passagem do ar e assim gerando sintomas parecidos com os da asma. Os pais devem ficar atentos para o surgimento de cansaço na respiração, irritabilidade (choro frequente) e tosse persistente. Nestes casos, devem procurar o serviço médico de emergência para que a criança possa ser avaliada quanto à gravidade do caso e receba as medicações necessárias. 
É comum que toda criança em algum momento da vida tenha contato com o VSR. Porém, a partir dos 2 anos, o vírus perde força e o risco de evolução da doença diminui. Bebês nascidos prematuros, com problemas cardíacos ou pulmonares, merecem atenção redobrada, pois estão mais vulneráveis a desenvolver problemas respiratórios sérios por causa do vírus da bronquiolite. 
Sabendo dos riscos da patologia, muitos pais nesta época do ano acabam isolando os bebês como forma de precaução. Contudo, isso é um grande erro, pois os ambientes fechados facilitam a proliferação do vírus. O ideal é ventilar os ambientes e reforçar a higienização das mãos, usando água, sabão ou álcool em gel, principalmente quando for pegar a criança e quando chegar da rua. Nem sempre é possível, mas evitar locais e contato com crianças resfriadas também são ótimas formas de prevenção. 
 
* Sonia de Lourdes Liston Colina é pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados