Pilates na Melhor Idade

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eveline Panegassi

A medicina moderna tem comprovado em suas publicações a importância das atividades físicas na prevenção de inúmeras doenças, inclusive para alguns casos de câncer. Isso explica o aumento significativo na busca por aulas de pilates. O método foi criado no início do século 20 por Joseph Pilates, um alemão que teve vários problemas de saúde na infância e criou, de forma autodidata, exercícios que fizeram parte de seu processo de superação. Desde então, o método vem conquistando alunos de todas as idades, desde iniciantes de atividades físicas até bailarinos e atletas. Segundo Joseph Pilates, “se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém, se tem flexibilidade e força, é um jovem”.

O pilates é uma atividade personalizada, com instrutores especializados, associada a uma técnica que, se trabalhada adequadamente, não causará danos, além de promover a manutenção ou o restabelecimento da saúde.  Executados especialmente para a técnica, os exercícios são suaves e de baixo impacto. As séries têm poucas repetições e os movimentos são variados e eficazes. Como fortalece e alonga ao mesmo tempo a musculatura, o método ajuda a aumentar a mobilidade articular e a corrigir a postura simultaneamente com a respiração.
 
Para quem está na terceira idade, o método é uma excelente opção para manter-se sempre ativo. Nesta fase da vida, começam a ocorrer processos degenerativos, diminuição do líquido articular, encurtamentos musculares, deficit de equilíbrio e diminuição de algumas respostas neurológicas. O pilates previne, ameniza e trata essas alterações e não tem contraindicação. Além disso, a prática promove o aumento da amplitude de movimento, o ganho de força muscular, a diminuição de fadiga muscular e a melhora do equilíbrio, além de aliviar o estresse e regular a circulação sanguínea. Também proporciona bem-estar prolongado e favorece o convívio com outras pessoas, que passam pelas mesmas dificuldades. 

Foto A - Rolling Back: realizado no equipamento Cadilac, mobiliza todas as vértebras da coluna, uma a uma, aumenta o espaço articular e promove o controle abdominal.



 
Foto B - Pumping One Leg: exercício feito na Combo Chair, que fortalece e alonga a musculatura da perna, trabalha o equilíbrio e a propriocepção.



Foto C - Arms-up and Down: é praticado no Reformer, que fortalece a musculatura da coluna e do braço, além de trabalhar a postura.





 
* Eveline Panegassi de Alcântara é fisioterapeuta com especialização em pilates, RPG e fisioterapia ortopédica.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados