Mil tons de cinza

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isadora Almeida

Roberto Migotto criou o living com pé direito duplo de sete metros de altura. Foto: Divulgação

A terceira edição da Mostra Black, que encerrou em julho, ocupou cinco andares de uma das torres anexas ao edifício JK Iguatemi, em São Paulo. Para completar a equipe de 40 participantes, alguns profissionais vieram de outros Estados, como Paraná, Alagoas e Santa Catarina. Uma das grandes novidades foi a tendência dos tons neutros, especialmente na cor cinza, que esteve presente em quase todos os 30 espaços da exposição. Influência do inverno, do best-seller 50 tons de cinza ou mera coincidência, a cor transformou-se na pedida da vez para uma decoração elegante, que equilibre a seriedade do cinza com móveis e objetos em cores vivas.

Luz natural
Com o conceito do viver urbano, o arquiteto Roberto Migotto criou ambiente em que o cinza é a cor predominante, aliado a peças que variam do vinho ao rosa para dar vida ao espaço. O pé direito duplo tem sete metros de altura e papel de parede cinza, composto por pó de mica da Orlean, que reflete a luz natural, dando mais claridade ao ambiente. Migotto também desenhou o bar-adega espelhado e brises que mascaram a janela.

Osvaldo Tenório abusou do cinza cerâmico para a Sala de Banho. Foto: Divulgação

Cerâmico
Estreante na Mostra Black, o alagoano Osvaldo Tenório criou a Sala de Banho, inspirada em música, arte, design, cores e texturas. A proposta é de uma arquitetura moderna, em área de 61 metros quadrados que oferece conforto e convívio íntimo. É possível notar a exclusividade das peças e o luxo do profissional. Atenção para a banheira cinza combinada com o piso e destacada através da banqueta vermelha e das esculturas ao fundo.

Tridimensional
Para o arquiteto Guilherme Torres, o ambiente Suíte do Hotel faz referência ao sonho de uma nova maneira de morar, viver e viajar, sugerindo o poder de estar em qualquer lugar do mundo de forma atemporal. Destaque para o revestimento cerâmico com efeito tridimensional aplicado na parede, além do piso e teto feitos de bambu. O espaço apresenta também vidro aplicado como box na área íntima do banheiro. Com sistema acionado por controle-remoto, ele fica transparente ou fosco para os momentos de privacidade. Sofá, mesas, espelho e cama foram desenvolvidos no escritório do arquiteto.



Monocromático

As jovens arquitetas que compõem a Triplex Arquitetura (Adriana Helú, Carolina Oliveira e Marina Torre Lobo) idealizaram o Estar Contemporâneo em 76 metros quadrados de intervenções modernas e ousadas, com predomínio de tom monocromático. Entre as soluções, os pórticos são os diferenciais deste ambiente. Outra novidade são os móveis, com assinatura By Triplex, feitos especialmente para a mostra, como a estante com estrutura de laca cinza escuro que contrasta com o fundo em um tom mais claro e que se destaca pelos nichos de acrílico. Atenção também para a mesa feita de tora de madeira petrificada com cadeiras também na cor cinza.

A Suíte Arquitetos produziu um espaço em que o cinza ficou como destaque. Foto: Ricardo Bassetti

Com azul
Filipe Troncon, Daniela Frugiuele e Carolina Mauro, da Suíte Arquitetos, produziram espaço para abrigar o lounge do jornal O Estado de São Paulo e um estúdio da Rádio Eldorado. Neste caso, a cor predominante foi o azul-marinho, deixando o cinza no lugar dos destaques, como a poltrona Egg customizada pelo designer Léo Capote, que usou porcas e parafusos para compor a peça, de peso estimado em 200 quilos, além da cortina com franjas de fios de seda cinza para encobrir levemente a vista deslumbrante e o aparador em mosaico de mármore nero.

Obras de arte
Outro estreante na mostra, Fernando Piva optou pela diversidade das texturas, além de cores escuras e masculinas, que fazem do loft um conjunto funcional. O profissional selecionou obras de artistas como Burle Marx, Miguel Rio Branco e Oscar Niemeyer para compor o ambiente, marcado pelo uso de madeira, com destaque para a estante da sala de estar com iluminação focada de trás para frente, que dá impressão de o móvel flutuar. A paleta de cores foi escolhida entre tons de cinza, gerando um mix de texturas.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados