A rainha da web

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isadora Almeida

Há 15 anos na Rede Globo, Fernanda Paes Leme acredita que está só começando. Foto: Celso Luiz

Ela é jovem, baixinha e guerreira. Os que assistiram à série Sandy & Junior no fim da década de 1990 lembram de Fernanda Paes Leme iniciando sua carreira nas telinhas da Rede Globo no papel da egoísta e mimada Patty. Mas antes do seriado Fernanda já participava de algumas campanhas publicitárias. Sua missão era ser famosa. Aos 9 anos, já sonhava em trabalhar na televisão e hoje, aos 30 de idade e 15 de carreira, exibe currículo que não deixa a desejar.

Entre seus trabalhos, destaca Elisa, da minissérie Um Só Coração; Maria Rosa, de Paraíso; Irene, de Insensato Coração; e sua mais recente personagem na Rede Globo: a tenente Márcia, de Salve Jorge. Embora tenha estampado a telinha em horário nobre, Fernanda acredita que Patty continua sendo especial, uma vez que a antagonista teve muita importância na trama e a revelou para o grande público.

A atriz recorda que, quando pequena, pedia ao pai para trabalhar na TV, mas no começo ele era contra a ideia. “Eu o convenci, sou boa nisso. Ele me levou a uma agência de modelos de uma amiga dele”, lembra. Sua mãe a apoiou desde o início. Era ela quem levava Fernanda aos testes e a acompanhava nas gravações dos comerciais. “Se não fosse minha mãe, eu não teria feito o teste para o seriado. Estava quase desistindo. Amo minha família e as loucuras de cada um.”

Para a atriz, foi gratificante interpretar a personagem. “Entrei com o pé direito na Globo. Estrear como vilã foi muito bom e o sucesso refletiu nos quatro anos de programa.” A última temporada foi gravada no Rio de Janeiro e, por conta disso, Fernanda mudou-se de São Paulo para a Cidade Maravilhosa. Após essa fase, surgiu um trabalho atrás do outro e não parou desde então.

Em paralelo com a carreira e por influência do pai, Álvaro José – jornalista e locutor esportivo –, a atriz tem intimidade com o futebol. Adora praticar esportes e afirma que esse amor foi herdado do progenitor, a quem acompanhava nas transmissões, sempre que possível. Tanto que Fernanda chegou a participar como comentarista do Globo Esporte, apresentado por Tiago Leifert.

Como vive na ponte aérea Rio-São Paulo, a atriz se autodenomina “paulistoca” em sua conta no Twitter – onde acumula 2,679 milhões de seguidores, sendo considerada uma das personalidades com maior número de fãs na rede social. Criou seu perfil há muito tempo, de curiosa, e atribui a popularidade ao fato de falar de tudo um pouco, sempre de maneira espontânea. Segundo ela, tanto o Twitter quanto o Instagram a colocaram em um patamar que lhe permite influenciar o próximo. Por isso, busca exercer essa influência de forma positiva.

Torcedora ferrenha do São Paulo Futebol Clube, confessa que vibra pelo Flamengo em campeonatos cariocas, mas o Tricolor será sempre o número um de seu coração. “Minhas amigas ficam felizes e o Rio vira uma festa quando o Flamengo ganha!”, explica. A despeito dos times, ela garante que assiste aos jogos torcendo para ver um bom futebol e por quem acredita que mereça vencer.

 

Fernanda interpretando a tenente Márcia em Salve Jorge. Foto: Divulgação

TEATRO

Nos últimos meses, Fernanda tem subido aos palcos para interpretar a personagem Susanna na peça Rain Man, dirigida por José Wilker. O espetáculo faz uma releitura do filme que ganhou quatro estatuetas do Oscar em 1989, com Dustin Hoffmann e Tom Cruise no elenco. Eles interpretam Raymond e Charlie, irmãos criados a distância. Charlie é um egocêntrico vendedor de automóveis de Los Angeles, que só espera a morte do pai doente para receber a herança, mas acaba descobrindo que o beneficiado pela fortuna inteira é Raymond, um autista que viveu a maior parte de sua vida em uma instituição psiquiátrica. Charlie, então, decide procurar o irmão para tentar salvar sua parte da herança e descobre aos poucos os talentos extraordinários de Raymond.

Para encarnar o papel de mulher de Charlie, Fernanda não assistiu ao filme original. Fez sua própria Susanna, e declara que é impossível ver a peça sem sair sensibilizado. “Fazer também transforma. É uma peça que fala sobre a busca do afeto, sobre não julgar o próximo, sobre amor. Não tem como não sair diferente.”

Assim como a história de Rain Man, um encontro com uma fã transformou a vida da atriz. Iza Freitas, de Santos, que portava uma doença rara, conheceu Fernanda na época do seriado. “A gente se falava bastante. Eu promovia encontros com ela, ia à casa dela... A família dela é maravilhosa! Ela nunca se entregou para a doença: fazia faculdade, ia a shows, peças, e escrevia lindamente. Hoje ela é uma estrela no céu.”

Em Salve Jorge, a atriz desempenhou uma tenente do exército. Para convencer no papel, ficou cinco dias fazendo laboratório na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).

Recentemente, também participou de um vídeo no canal de internet Porta dos Fundos, do qual é fã declarada. “Um dos meus melhores amigos é o dono. Um dia falei que ia amar participar, mas o assunto morreu. Depois de um tempo, ele me mandou o roteiro por e-mail e eu adorei fazer”, diz Fernanda, que nunca pensou em realizar projeto virtual, apesar da popularidade em redes sociais.

A atriz admite já ter sido viciada em internet, mas hoje em dia vive o mundo real. Vê seus próximos 15 anos colhendo os frutos de ter construído carreira subindo um degrau de cada vez; lutando por um espaço que quer ocupar por merecimento. “Sei que vou conseguir. Sou muito focada no meu trabalho e acredito que ainda vou ter filhos”, mas faz suspense quanto a casamento: “Quem sabe?”.

 

A 'paulistoca' adora futebol e é amiga de Ronaldo Fenômeno e Ney


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados