Comunicação corporativa

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Gabriella Leone

Saber se comunicar no ambiente de trabalho é essencial, muitos erros e falhas acontecem por falta ou falha de comunicação. Uma boa comunicação no ambiente de trabalho melhora o andamento das funções, evitando confusões, mal entendidos e até mesmo atrasos.

 
Pensando na dificuldade que trabalhadores sentem para se comunicar no meio corporativo, Marcos Gross Sharf, professor de pós-graduação da USP, escreveu o livro “Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios” que é um guia de referência e consulta de competências comunicacionais que os profissionais devem dominar.
 
“Os conhecimentos no campo da comunicação muitas vezes são negligenciados. Em todo o processo acontecem falhas na circulação de informações que afetam o trabalho, o clima das empresas, a qualidade da produção e o atendimento. As disfunções da comunicação, os chamados “ruídos”, podem afetar a entrega de produtos, relacionamento com o público final e a carreira profissional”, comenta o autor. “Muitas coisas parecem óbvias, mas exatamente por isso são ignoradas”, completa.
 
Segue algumas das muitas dicas que podem ser encontradas no livro:
 
1) “Comunicação “cara a cara”: A comunicação “cara a cara” é o sistema mais rico e eficaz que existe. A comunicação direta tem a capacidade de agregar um conjunto de informações verbais e não verbais que enriquecem a troca de mensagens. Quando não nos permitimos vivenciar essa experiência, privamo-nos daquele intercâmbio vivo e direto que enriquece as relações entre as pessoas e que caracteriza de forma tão singular a cultura brasileira”.
 
2) “O corpo diz mais do que a fala: Pesquisa do laboratório de psicologia da Universidade da Califórnia (Ucla) confirma que a comunicação humana face a face possui a seguinte composição: 55% são não verbais, 38% acontecem pelo tom de voz e 7% são verbais. Explorar as três esferas da comunicação aumenta a possibilidade de sermos bem-sucedidos e compreendidos em nossas mensagens. O alinhamento das palavras, o tom de voz e a gestualidade neutralizam ruídos de informação, expressam com clareza a intenção do emissor e colaboram para estreitar relações e parcerias com diversos interlocutores.”
 
3) “Aprenda a ouvir: Atualmente, a “arte de ouvir” é rara entre as pessoas. Na ansiedade por expressarmos nossos pontos de vista, esquecemos que do “outro lado da linha” existe alguém que precisa e quer ser ouvido. Durante uma conversa, quando você se silencia e escuta o outro de maneira focada, envia uma mensagem que é interpretada positivamente pelo receptor.”
 
4) “Feedback: Um bom comunicador é aquele que fica atento às reações dos receptores e vai ajustando a mensagem de acordo com a resposta dos destinatários. Estamos falando de um processo chamado “feedback”. O grande drama da comunicação corporativa acontece pelo fato de as pessoas não saberem dar e receber feedback. São milhares de e-mails não respondidos, uma série de ligações telefônicas sem retorno e um desagradável silêncio do “outro lado da linha”, deixando o interlocutor sem parâmetros se a mensagem foi recebida de forma satisfatória.”
 
5) “Suas mensagens são sua marca: A maneira de nos expressar verbalmente e gestualmente é a nossa “cara”, como um “cartão de visitas” profissional que integra o nosso marketing pessoal. Cada profissão exige uma postura e um código de comunicação. É importante estarmos atentos aos códigos que nos rodeiam para interagirmos com sucesso com nossos interlocutores. A qualidade das mensagens que você envia colabora para valorizar sua marca.”
 



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