Entrevista de emprego

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 A dificuldade de conseguir um emprego não acontece apenas por falta de experiência ou por um currículo fraco, com certeza os estudos e conhecimentos em uma determinada área contam e muito na hora de ser escolhido na seleção. Porém, o momento da entrevista também é muito importante para conquistar a tão desejada vaga.

 
“Alguns comportamentos são fatais num processo seletivo. Por isso, é importante que o candidato pesquise sobre a empresa e conheça seu perfil. E claro, tenha uma postura adequada”, afirma Fernando Montero Capella, diretor da consultoria Capella RH de São Paulo, que atende empresas e profissionais, oferecendo serviços de consultoria, treinamento, avaliação e coaching.
 
No dia da entrevista o candidato não é avaliado apenas pela sua comunicação e conhecimento. A roupa que está vestindo, o cabelo, maquiagem e até mesmo o perfume que foi usado, influenciam a escolha do empregador. 
 
O profissional da Capella RH passa dicas para que com muita cautela os 7 pecados capitais da entrevista de emprego não sejam cometidos: 
 
1) Chegar atrasado
É considerado um pecado quase que mortal. Trata-se de um filtro de eliminação de candidatos em muitas empresas. O trânsito já não é mais considerado desculpa. Se o candidato não chega no horário para uma entrevista de emprego, o que dirá trabalhando na empresa? Saia de casa mais cedo, pois chegar com antecedência fará você se preparar melhor psicologicamente, não ficar ansioso, estressado nem aparecer todo suado.
 
2) Ir trajado de forma inadequada
Na dúvida, se não estiver certo de qual traje usar, procure optar pelo mais formal. Isso evita cometer gafes. No caso dos homens, o ideal é o terno com gravata, ainda que venha crescendo a tendência do blazer sem gravata. Para mulheres, terninho clássico ou saia discreta, na altura dos joelhos.
 
3) Demonstrar nervosismo excessivo
Faz parte da dinâmica, o selecionador quebrar o gelo no início. Mas, se no decorrer da entrevista perante o questionamento do entrevistador o candidato demonstrar nervosismo ou titubear nas respostas, pode demonstrar insegurança dos aspectos que estão sendo levados em conta. Tente manter a calma. Encare a entrevista como uma oportunidade, mas lembre-se que não é a última.
 
4) Atender o celular
Por mais incrível que possa parecer há candidatos que não desligam o telefone e, quando chega mensagem ou alguém liga, ainda pedem licença para atender. Se o entrevistador for muito educado, até deixa o candidato atender e depois termina a entrevista, mas as chances do entrevistado seguir adiante são mínimas. Se for o caso, deixe o celular com alguém da recepção antes de entrar na sala ou coloque-o no modo silencioso ou vibra call.
 
5) Usar gírias e/ou palavrões
Numa entrevista, a clareza na comunicação é fundamental. O uso de linguagem de grupos é inapropriado, pois às vezes fica até difícil para o selecionador entender uma mensagem. Seja claro, educado e demonstre boa postura.
 
6) A postura/comunicação não-verbal
Inclui o olhar, o acenar de cabeça, o suspiro... E não olhar nos olhos ao responder as questões do entrevistador é um pecado capital. Demonstra insegurança, além de falta de respeito.
 
7) Mentir 
Com uso de alguns instrumentos, como avaliações e referências, além da própria entrevista e do currículo, os selecionadores experientes pegam logo de cara uma contradição. E, claro, eliminam o candidato do processo. Honestidade, integridade e caráter são aspectos muito valorizados pelas organizações. Portanto, seja sincero, ainda que a sua resposta não vá ao encontro do que o entrevistador espera ouvir.
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados