Dieta do Bom Humor

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Pelo estresse e as emoções da vida corrida que temos hoje em dia acabamos por descontar o que estamos sentindo na compulsão por alimentos e culpando as emoções pelo consumo exagerado de calorias.
 
Com escolhas inteligentes e controle podemos comer de tudo e mantar o equilíbrio alimentar. “Normalmente, dietas milagrosas ou restritivas que fazem a pessoa passar longos períodos em jejum acabam causando muito sofrimento e irritação, levando até a traumas emocionais. Então, logo se desiste. O ideal é o consumo equilibrado de alimentos que possam ajudar no emagrecimento, mas também espantar a tristeza, combater a depressão, ansiedade e ainda melhorar o humor”, diz o doutor Amilton Macedo, responsável pela pele e shape de celebridades como Sabrina Sato, Débora Fallabela, Carol Trentini, Mirela Santos entre outras.
 
A dieta que Macedo recomenda é a chamada Dieta do Bom Humor, baseada nos alimentos saudáveis e gostosos que ajudam a emagrecer. O menu é considerado eficiente e saudável por manter o nível de glicose constante durante o dia todo, evitando assim a compulsão já que a sensação de saciedade é prolongada.
 
Segundo o médico das celebridades a aveia, banana, chocolate, arroz integral, nozes e vinho tinto estão entre esses alimentos que estimulam a produção e liberação de neurotransmissores responsáveis por sensações de bem-estar e prazer. “Os três principais neurotransmissores relacionados com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição”, completa o especialista.
 
Sem formulas milagrosas o médico ortomolecular diz que não há segredo para emagrecer e manter o peso. O ideal é comer a cada três horas durante o dia e de maneira regular. Ou seja, não exagerar na quantidade e sempre que possível optar por alimentos saudáveis e de baixa caloria.
 
Doces são permitidos quando consumidos com bom senso. “Dietas ricas em carboidratos, por exemplo, podem ser utilizadas como coadjuvantes no tratamento de melhora do humor. O chocolate também influencia diretamente na produção de endorfina e dopamina, que desencadeiam o aumento dos níveis de serotonina e por isso nos deixa mais relaxados. Mas não podemos deixar faltar castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes na dieta. O consumo dos alimentos deve ser equilibrado e orientado por um profissional para evitar o ganho de peso excessivo”, alerta.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados