Sabor sem desperdício

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Por desconhecimento de suas propriedades nutricionais e possibilidades culinárias, partes importantes dos alimentos são desperdiçadas todos os dias. Cascas, talos, folhas e ramas podem dar origem a pratos saborosos, saudáveis e econômicos. Estudos comprovam que vários ingredientes apresentam mais nutrientes nos locais que descartamos do que nas próprias polpas. Um exemplo é a casca da banana, que tem o dobro de potássio em relação à fruta propriamente dita (0,9 g contra 0,4 g). Para se ter ideia, a carência de potássio causa fraqueza, desorientação mental e fadiga muscular. Por isso, nada melhor do que evitar a lixeira e preparar um saboroso brigadeiro à base do ingrediente.

De olho nos valores nutricionais desses alimentos, instituições como o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Banco de Alimentos de Santo André desenvolveram programas que incentivam o aproveitamento integral de legumes, frutas e hortaliças para combater o desperdício e disseminar a cultura da boa alimentação a preço acessível.

Já existem até bufês especializados no tema. A paraibana Regina Tchelly, por exemplo, comanda a cozinha do Favela Carioca, que atende festas de aniversários e eventos corporativos com gastronomia alternativa, além de ministrar oficinas para mulheres de comunidades carentes. Confira algumas receitas a seguir.

Docinho verde

Docinho verde. Foto: Divulgação

(Programa Alimente-se Bem – Sesi)

Modo de preparo: Bata a couve no liquidificador com os talos. Reserve. Em uma panela, acrescente o leite condensado, a couve, a margarina e mexa até ficar no ponto de enrolar. Leve para gelar. Torre a soja por 20 minutos. Bata no liquidificador com o amendoim. Reserve. Enrole os docinhos e coloque por cima um pouco de farofa de soja com amendoim.Rendimento: 30 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes: 1 xícara (chá) de couve picada; 1/2 xícara (chá) de talos de couve picados; 1/2 xícara (chá) de água para bater a couve; 1 lata de leite condensado; 1 colher (sopa) de margarina; 1 xícara (chá) de soja; 1 xícara (chá) de amendoim torrado.

Bombocado com casca de abacaxi
(Banco de Alimentos de Santo André)

Rendimento: 36 porções
Tempo de preparo: 1h40
Ingredientes do bombocado: 4 ovos; 2 xícaras (chá) de suco de casca de abacaxi; 1 xícara (chá) de leite; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 3 xícaras (chá) de açúcar; 1 colher (sopa) de margarina; 1 colher (chá) de fermento em pó; manteiga para untar.

Ingredientes da cobertura: 1 xícara (chá) de casca de abacaxi moída; ½ xícara (chá) de coco (opcional); 1 e ½ xícara (chá) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de água.

Modo de preparo: Lave e corte as cascas do abacaxi, leve ao fogo com duas xícaras (chá) de água (500 ml). Deixe por aproximadamente 20 minutos cozinhando. Bata no liquidificador e passe pela peneira. Com o suco, faça a massa e, com os resíduos do abacaxi, a cobertura. Se sobrar calda, junte os resíduos. Acrescente ovos, suco, leite, farinha
de trigo, açúcar, margarina e bata no liquidificador. Por último, adicione o fermento. Despeje em uma assadeira untada e asse em banho-maria, no forno quente, por aproximadamente 45 minutos.

Modo de preparo da cobertura: Leve uma panela ao fogo com a casca de abacaxi moída, o açúcar, o suco e o coco. Mexa até soltar do fundo da panela. Depois que tirar o bombocado do forno, espalhe a cobertura, espere esfriar e sirva cortado em quadradinhos ou retângulos.


Pão de folhas e talos

(Banco de Alimentos de Santo André)

Rendimento: 28 porções
Tempo de preparo: Duas horas
Ingredientes: 1 colher (sopa) de margarina; 3 xícaras (chá) de folhas e talos; 2 xícaras (chá) de água; 1 cebola pequena; 2 tabletes de fermento biológico; 1 colher (sopa) de açúcar; 2 colheres (chá) de sal; 2 ovos; 5 colheres (sopa) de óleo; 2 colheres (sopa) de leite em pó; 1/2 xícara (chá) de água; 7 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo.

Modo de preparo: Lave bem as folhas e talos. Pique-os e refogue-os na margarina com cebola. Acrescente água e cozinhe até reduzir o líquido pela metade. Dissolva o fermento no açúcar e reserve. Bata no liquidificador as folhas e os talos cozidos com água e o caldo do cozimento. Junte o ovo, o sal, o fermento, o óleo e continue batendo. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo, despeje a mistura do liquidificador, amasse até desgrudar das mãos e, se necessário, coloque mais farinha. Deixe a massa crescer até dobrar o volume, por aproximadamente 30 minutos. Amasse e modele os pães, colocando-os em assadeira
untada. Deixe crescer novamente. Asse em forno moderado preaquecido por aproximadamente 50 minutos. Sugestão: prepare esta receita com folhas de cenoura, brócolis, couve-flor, talos de
espinafre, salsa etc.

Salpicão de casca de melancia
(Favela Orgânica)

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes: 1/4 de casca de melancia; 1 abacaxi cortado em cubos pequenos; 2 mangas com casca cortadas em cubos pequenos; 300 g de uva; 5 maçãs com casca cortadas em cubo; 1 maço de cheiroverde, inclusive os talos, cortado bem pequeno; 2 cenouras médias raladas com a casca; 1 copo de requeijão cremoso; molho de soja (shoyu), sal e azeite a gosto.

Modo de preparo: Rale a cenoura e a casca de melancia no ralador do lado grosso ou médio e reserve. Corte os demais ingredientes em cubo, com as cascas inclusive. Depois de cortados, misture os ingredientes com o requeijão cremoso, o shoyu, o azeite e o sal.

Arrumadinho de berinjela. Foto: Divulgação

Arrumadinho de berinjela
(Programa Alimente-se Bem – do Sesi)

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes da farofa: 1/2 xícara (chá) de cebola picada; 2 dentes de alho picados; 2 colheres (sopa) de óleo; 1/2 xícara (chá) de toucinho defumado; 1 xícara (chá) de casca de berinjela; 1 xícara (chá) de talos de salsa; 1 colher (chá) de sal; 1/2 xícara (chá) de f



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados