Escolha sua praia pela bandeira azul

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Qual é a sua praia? Os românticos diriam que é a do Amor, no Rio Grande do Norte, onde o desenho das pedras das piscinas naturais tem formato de coração. Os solteiros responderiam que é a orla de Búzios, no Rio de Janeiro, por conta da agitada vida noturna da Rua das Pedras. Para os surfistas, a eleita seria Guarda do Embaú, em Santa Catarina, ou a Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, com suas ondas tubulares ideais para manobras sobre a prancha. Mas já há quem escolha seu destino baseado em critérios como balneabilidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços. Esses quesitos são levados em consideração por entidades como a FEE (sigla em inglês da Fundação para Educação Ambiental), formada por organizações não governamentais de 46 países.

A fundação criou o selo Blue Flag, que se tornou a mais alta certificação para praias e marinas de todo o mundo. Com a bandeira azul, além de conquistar visibilidade internacional no setor ambiental, elevar a conscientização do turista e incentivar o governo a proteger o ambiente marinho, o destino agrega atributos que o diferenciam no mercado de viagens.

No Brasil, apenas duas orlas possuem a certificação: a Praia do To

Prainha, no Rio de Janeiro. Foto: Riotur

mbo, no Guarujá, e a Prainha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Jurerê Internacional, em Florianópolis, foi a primeira da América do Sul a obter a aprovação Blue Flag, em 2009, mas perdeu a qualificação em janeiro de 2011 por descumprir critérios ambientais. A Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), é a única que ostenta o título da categoria no Brasil.

O certificado tem validade de um ano e só é renovado se os 33 itens ecológicos forem respeitados, como programa de educação ambiental, qualidade da água, coleta seletiva de lixo, disposição de salva-vidas, infraestrutura de banheiros e telefones. Em 25 anos, a FEE certificou cerca de 4.000 praias e marinas em 46 países.

A Praia do Tombo conta com mais de 800 metros. Tem desnível na areia que deixa as ondas fortes, tornando-se a queridinha dos surfistas. No alto verão, aliás, chega a receber 3.000 visitantes por dia. É a única praia em toda a América Latina que obteve o selo por três vezes consecutivas.

Na onda da certificação, a prefeitura do Guarujá desenvolveu o Núcleo de Informação e Educação Ambiental, equipamento responsável pela conservação e fiscalização dos critérios que precisam ser cumpridos.

A segunda bandeira azul no Brasil foi fincada na Prainha carioca. Do mirante da Avenida Estado da Guanabara, é possível admirar o mar limpíssimo, as ondas fortes e a densa vegetação preservada. A orla tem quiosques e restaurantes com vista panorâmica no canto direito, e em frente à praia fica o Parque Municipal da Prainha, com playground e trilhas.

PASSAPORTE VERDE
Para que cada vez mais as praias brasileiras conquistem o certificado Blue Flag, o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações voltadas à educação ambiental e melhoria da infraestrutura nos destinos turísticos do litoral.

Entre as ações está o programa Passaporte Verde, que prevê obras de despoluição, saneamento, acessibilidade, sinalização e infraestrutura das barracas de praia. A Pasta tem R$ 187 milhões destinados a essas obras.

Outra ação do Passaporte Verde é a distribuição de material informativo que incentiva o turista a reconhecer seu papel como agente de contribuição para a conservação da natureza. “Turismo, meio ambiente e sustentabilidade andam juntos. Precisamos estimular o consumo consciente de nossos visitantes. Queremos aprofundar os esforços para ampliar os ganhos para o Brasil e o mundo”, defende o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Além de Prainha e Praia do Tombo, neste ano as praias do Francês e de Japaratinga, no litoral alagoano; de Itaúna, em Saquarema (RJ); do Félix, em Ubatuba (SP); e a Marinas Nacionais, no Guarujá, se preparam para obter a certificação.

O resultado das avaliações será divulgado em outubro. Além dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, o júri do programa é formado por instituições brasileiras e internacionais, como a Secretaria do Patrimônio da União e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados