Ambientes ecologicamente corretos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isadora Almeida

As tendências de decoração vivem em processo de metamorfose. A própria moda se recicla, reinventando velhos conceitos. Por isso, não há nada mais natural do que reutilizar materiais para compor os ambientes de forma criativa e ainda contribuir para a sustentabilidade do planeta. A Casa Cor São Paulo traz nesta edição - que prossegue até 21 de julho – diversas opções eco-friendly. Confira a seguir algumas dicas para deixar o cenário do dia a dia confortável, bonito e ecologicamente correto.

 
O mosstile é um estilo de jardim vertical feito através de musgos e livre de manutenção. Foto: Divulgação
Bambu e jardim vertical
 
As arquitetas Mariana Noronha e Samra Akad implantaram dois materiais sustentáveis no ambiente exposto na Casa Cor. O piso de bambu, além de ecológico, é altamente resistente. Também foi apresentada a tendência do mosstile colorido para a decoração. É um estilo de jardim vertical feito por musgos, totalmente livre de manutenção, e que confere charme especial a qualquer lugar da casa.
 
Piso inédito 
 
As estreantes na Casa Cor Regina e Bruna Carvalho montaram um espaço funcional, sustentável e sofisticado para a hora das refeições. A Boulangerie traz um piso inédito no mercado, resultado de pesquisas voltadas à ecologia. Além de não possuir produtos químicos, a madeira recebe clareamento atérmico.
 
Pasquini produziou o ambiente Livraria com o piso de madeira de demolição ebanizada. Foto: Divulgação
Madeira de demolição 
 
É o must have do momento. Patrícia Pasquini criou um ambiente confortável e aconchegante na execução da Livraria. Trata-se de um mix de loja e galeria de arte. A profissional utilizou revestimento italiano, com bancada em silestone e piso de madeira de demolição ebanizada. 
 
Lareiras ecológicas 
 
A equipe da In House Designers de Interiores, formada por Andréa Bugarib, Betina Barcellos e Karina Salgado, criou para a Casa Cor São Paulo o ambiente Loft Urbano, que alia materiais contemporâneos e sustentáveis (como piso de madeira espinha de peixe e lareira ecológica) com móveis e objetos antigos originais. Destaque para o cinza como principal tom da decoração.
 
Iluminação em LED 
 
Apesar do alto custo, o LED é muito eficiente, uma vez que consegue converter 80% de energia em luz. Jóia Bergamo conseguiu transformar a Casa Inteligente em um ambiente autossustentável. Para tanto, utilizou diversas inovações ecológicas, inclusive na iluminação. Outro destaque do espaço ficou por conta do carro híbrido da General Motors.
 
Palete é uma ótima opção para quem busca decorar um ambiente com pouco dinheiro. Foto: Shutterstock
Paletes e caixotes
 
Em sua cor natural, pintados ou com tecidos, os paletes podem dar novo visual à casa, compondo o ambiente na forma de uma charmosa mesa de centro ou de maneira funcional, como um suporte para colchão. Os caixotes também podem servir de nichos em banheiros e cozinhas, basta utilizar a imaginação.
 
Dormentes de ferrovias
 
Na 20ª edição da Feicon Batimat, a Madeiradedemolição.com lançou portas e pisos feitos de dormentes de trem com detalhes em vidro e acabamento em laca. Os dormentes são estruturas de madeira que sustentam os trilhos e que podem ser reutilizados, assim como a madeira de demolição. Vinícius Zanutto, diretor da empresa, acredita que, em vez de o material virar lixo ou ser incinerado, prejudicando o meio ambiente, reutilizar agrega valor à decoração.
 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados