Riscos da vaidade

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Foto: Shutterstock

O mercado de cosméticos cresce 10% ao ano e os cremes rejuvenescedores são um dos produtos mais procurados. Mas alguns deles podem conter ingredientes comprovadamente perigosos à saúde. De acordo com a farmacêutica Anelise H. Leite Taleb, vários ativos, quando em contato com o corpo, tendem a provocar irritações de pele, alergias e até mesmo doenças mais graves, como o câncer. Por isso, vale verificar o rótulo das embalagens para saber exatamente que fórmulas – e venenos – estão sendo aplicados no rosto. Confira a seguir algumas das substâncias mais perigosas e previna-se.

Conservantes que liberam formol
Muitos cosméticos possuem conservantes que liberam formol na pele. Estudo realizado no departamento de dermatologia da Universidade de Debrecen, na Hungria, revela que essa substância pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação solar. Por isso, evite cremes que apresentem os seguintes ingredientes: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil ureia e DMDM hidantoína.
 
Óleo Mineral e derivados do Petróleo 
Os óleos minerais estão presentes na maioria dos produtos cosméticos, devido à propriedade emoliente, que hidrata a pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Tudo por causa do 1,4-dioxano, segundo estudos publicados nos periódicos American Journal of Industrial Medicine, de Los Angeles (Estados Unidos), e Contact Dermatitis, de Nagoya, no Japão. Para evitá-lo, procure no rótulo palavras como paraffin oil e mineral oil.

Parabenos
Estudo realizado na Universidade de Reading, no Reino Unido, aponta que os parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como o hormônio feminino estrógeno. Por isso, seu uso na região das axilas pode aumentar o risco de câncer de mama. Os parabenos são identificados nas formulações de cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

Propilenoglicol
É utilizado como diluente de outras substâncias, mas pode provocar alergias e irritações. Pesquisa realizada com 45.138 pacientes da Universidade de Göttingen, na Alemanha, confirmou o potencial sensibilizante do ingrediente. Para saber se o cosmético contém este elemento na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo da embalagem.

Ureia 
Um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos é a ureia, tanto pela sua eficácia quanto pelo seu baixo preço. Mas vale lembrar que ela é proibida para mulheres grávidas, pois penetra profundamente na pele e tem capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar ao feto e ocasionar graves consequências ao bebê. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que, todas as vezes em que um produto tiver na sua composição ureia em dosagens maiores que 3%, ele deve conter no rótulo o alerta: ‘Não utilizar durante a gravidez’. O órgão também proibiu a fabricação de cosméticos que contenham mais de 10% de ureia na composição. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados