Quitutes para pular a fogueira

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Paçoca, pé de moleque, pamonha, quentão, cuscuz, canjica... Onde tem fogueira de São João não faltam quitutes para celebrar os santos juninos e garantir energia aos quadrilheiros madrugada adentro. Por isso, a maioria das receitas é farta em calorias. Mas também é possível encher a mesa de delícias típicas sem se comprometer com a balança. Segundo o  Vigilantes do Peso, basta reduzir as quantidades de açúcar e margarina; trocar o leite comum pelo desnatado; substituir metade da farinha de trigo pela integral e colocar essência de rum ou de uísque no lugar das bebidas alcoólicas para festejar Santo Antonio, São João e São Pedro de forma light, sem se preocupar com as consequências do pecado da gula. E embora os festejos tenham a cara da simplicidade interiorana, nada impede que se dê uma pitada de sofisticação às antigas anotações da vovó. Confira algumas receitas a seguir e boa festa!

Pamonha light de milho verde. Foto: Divulgação

Pamonha light de milho verde
(Vigilantes do Peso)

Rendimento: 8 porções
Ingredientes: 8 espigas de milho verdes limpas (separe as palhas); 2 xícaras (chá) de leite desnatado; 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo.
Modo de preparo: Rale as espigas em ralador grosso ou use o processador de alimentos para picar, após cortar o milho das espigas. Acrescente o leite, o açúcar e misture até dissolvê-lo. À parte, lave e passe por água fervente as palhas de milho. Coloque uma dentro da outra, formando um saco. Dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira da própria palha. Forme oito sacos. Preencha cada um deles com o recheio do milho dividido. Dobre a extremidade ou amarre (lembrando que, se dobrar, deve amarrar a superfície para prender bem as dobras). Em uma panela com bastante água, coloque as pamonhas para ferver durante 30 minutos. Retire e aguarde esfriar um pouco antes de servir.
 
Bolinho de abóbora com carne-seca. Foto: Divulgação
Bolinho de abóbora com carne-seca
(Yoki)
 
Rendimento: 16 bolinhos
Ingredientes: Massa - 1 xícara (chá) de farinha de milho amarela; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de água; 1/2 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de margarina; 1 sachê de caldo em pó de legumes; 1/2 xícara (chá) de abóbora cozida e amassada. Recheio - 2 colheres (sopa) de margarina; 1 cebola média cortada em cubos;
200 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada; coentro fresco e sal a gosto.
Modo de preparo: Junte as farinhas de milho e trigo. Reserve. Em uma panela, misture a água, o leite, a margarina e o caldo em pó. Leve ao fogo. Quando levantar fervura, acrescente a abóbora e as farinhas de uma vez, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar. Recheio – Em uma panela, derreta a margarina e frite a cebola até murchar. Acrescente a carne e refogue mais um pouco. Coloque o coentro e acerte o sal se necessário. 
Montagem: Abra uma porção de massa na mão, coloque o recheio e feche no formato de um salgadinho de duas pontas. Passe no leite e depois na farinha de milho, para empanar. Frite em óleo quente.
 
Quentão de chocolate. Foto: Shutterstock
Quentão de chocolate
(Chef Ana Paula Gerbelli para Harald)
 
Rendimento: 1,5 litro
Ingredientes: 180 g ou 1 xícara (chá) de açúcar; 500 ml ou 2 xícaras (chá) de pinga; 50 g ou 3 colheres (sopa) de gengibre picado; 8 cravos-da-índia; 3 canelas em rama; 40 ml de água; 400 g ou 2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado.
Modo de preparo: Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, girando a panela. Deixe até caramelizar por igual. Adicione a pinga, o gengibre e as especiarias e mexa por dois minutos. Acrescente a água e deixe ferver por mais dez  minutos. Junto o chocolate e misture bem até dissolver. Sirva em seguida.
 
Bolo de Mandioca
(Vapza)
 
Rendimento: 8 porções
Ingredientes: 500 g de mandioca Vapza (pré-cozida); 200 g de açúcar refinado; 2 ovos inteiros; 3 gemas; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 pitada de sal; 250 ml de leite de coco; raspa de um limão; 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro. 
Modo de preparo: Passe a mandioca cozida em água corrente e escorra. Coloque em uma tigela, adicione o leite de coco e aqueça no micro-ondas por dois minutos. Coloque no liquidificador e bata bem. Acrescente os ovos inteiros, a manteiga, o sal e o açúcar, até ficar bem homogêneo. Unte uma fôrma de pão (tamanho 12 cm x 24 cm) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e raspas de limão.
 
 
Quentão sem álcool. Foto: Divulgação
Quentão sem álcool
(Vigilantes do Peso)
 
Rendimento: 4 porções
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de água; 2 limões cortados em rodelas; ½ colher (chá) de gengibre ralado; 3 cravos-da-índia; 1 pedaço de cinco centímetros de canela em pau; 1 colher (chá) de essência jamaica (sabor rum); 1 colher (sopa) de açúcar ma


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados