Superstições

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 Quando falamos em casamento, logo começam aparecer superstições. A mais conhecida delas, e pavor de muitas noivas, é a de que o noivo não pode ver o vestido da sua amada antes da cerimônia. Mas existem muitas outras conhecidas e levadas a sério por muitos casais. Entre elas, a de que a noiva deve usar no grande dia uma peça nova, outra mais antiga, uma azul e outra emprestada.

Essas superstições vêm de um pequeno poema americano: Something old, something new, something borrowed, something blue, and a sixpence in her shoe". Na tradução: "alguma coisa velha, alguma coisa nova, alguma coisa emprestada, alguma coisa azul e uma moeda prata no sapato dela". 

 
Moeda Sixpence no sapato. Imagem: Internet.
Sixpence: moeda prata inglesa do período entre 1551 a 1967.
 
Cada item do poema tem o seu significado e para as noivinhas que não deixam nada passar, a Dia-a-Dia explica alguma delas:
 
- Usar uma peça antiga simboliza a continuidade com a família da noiva e a ligação com o passado. Pode ser uma joia de família ou um véu;
 
- O algo novo representa a esperança da noiva na nova vida. Geralmente, é o vestido ou a lingerie.
 
- Subir ao altar com algo emprestado simboliza a felicidade de um casamento duradouro e desejos de boa sorte de uma verdadeira amizade. Pode ser um par de brincos, por exemplo;
 
- Usar algo na cor azul representa amor, modéstia e fidelidade ao futuro marido. Essa tradição vem da Roma Antiga. Pode ser uma joia ou até mesmo uma cinta-liga.
Cinta-liga detalhada com azul. Imagem: Internet
 
- A moeda prata no sapato esquerdo da noiva significa estabilidade e ganho na área financeira.
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados