Festa da diversidade

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Isadora Almeida

A principal atração do festival é o desfile dos carros alegóricos no domingo. Foto: DZT/Divulgação

Berlim, na Alemanha, dá a largada amanhã para o Carnaval das Culturas, festival realizado desde 1996, no bairro de Kreuzberg, para celebrar a diversidade cultural e a tolerância de forma pacífica e colorida. O evento, que prossegue até o dia 20, promete muita animação ao redor da badalada Praça Blucherplatz.

A principal atração é o desfile de domingo, que transforma o bairro alemão em uma espécie de Marquês de Sapucaí. A concentração começa na Praça Hermannplatz, às 12h, e segue até a Yorckstrasse. Cerca de 5.000 participantes e mais de 1 milhão de espectadores, de 80 países, juntam-se nesse grande dia para celebrar a diversidade cultural de Berlim, já que na cidade vivem pessoas de inúmeras nacionalidades. Dos 3,4 milhões de habitantes, cerca de 450 mil são estrangeiros.

Durante o festival, grupos de música de ritmos variados se revezam em quatro palcos. A organização do evento oferecerá também um programa especial de lazer para crianças, além de mais de 400 barracas de comidas, bebidas e artesanato proveniente de diversas nações.

A ideia do Carnaval surgiu em 1995, momento caracterizado pelas muitas mudanças sociais, econômicas e culturais após a queda do Muro de Berlim e a unificação das duas Alemanhas, que atraíram artistas do mundo todo para esse novo cenário cultural, tornando-o um dos grandes centros musicais da Europa, especialmente da música eletrônica. 

A primeira edição ocorreu em 16 de maio de 1996 e reuniu 50 mil pessoas, que prestigiaram o desfile de 2.200 artistas distribuídos em 50 carros alegóricos. A partir de então, o número de participantes só cresceu. No ano passado, a festa atraiu 1,2 milhão de pessoas.

Com ou sem Carnaval, no entanto, Kreuzberg vale uma visita. Região de contrastes, o bairro mantém prédios de luxo ao lado de construções em ruínas. Se estiver por lá, aproveite para conhecer os restaurantes e os bazares turcos, assim como os vários teatros, cinemas e galerias.

VIRTUOSO

No ano que vem, a capital alemã vai acolher, entre 26 e 30 de abril, o evento da mais importante associação de operadoras de turismo de luxo do mundo: o Virtuoso. A escolha foi anunciada pelo CEO da empresa, Matthew Upchurch.

Cerca de 400 participantes são esperados para o simpósio. que deverá reunir cerca de 330 agências e mais de 7.200 especialistas em viagens e 1.250 dos melhores hotéis do mundo. O diretor do VisitBerlin, Burkhard Kieker, comemora: “Foi uma escolha perfeita, já que a capital é uma das metrópoles mais procuradas da Europa”.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados